logo_cosemspi

Durante CIB, Cosems-PI cobra acesso de municípios do interior a serviços do HU

  Data e Hora: 23/03/2022 08:23:05

Despedidas e emoção fizeram parte da reunião de março da Comissão Intergestora Bipartite do Piauí (CIB-PI), nesta terça-feira (22). O encontro ordinário da instância colegiada foi último presidido pelo Secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, que se desincompatibiliza da pasta ao final deste mês de março. Na ocasião, a Vice-presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI) e Secretária Municipal de Saúde de Miguel Alves, Leopoldina Cipriano, agradeceu, em nome da entidade, a parceria do Presidente da Comissão em prol da Saúde Pública do Piauí.

Seguindo a reunião, os membros da CIB-PI discutiram pautas referentes à saúde pública do estado. Entre os temas debatidos, foi destaque o aumento de teto de recursos de Média e Alta Complexidade (MAC) para o Hospital Universitário, além de deliberações referentes ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e de serviços relacionados à Rede de Atenção Psicossocial e à Vigilância Sanitária.

Em relação ao teto MAC do HU, a direção do hospital evidenciou a importância da ampliação dos valores máximos de recebimento de recursos para uma melhor prestação de serviços em saúde à gestão plena, no caso a Fundação Municipal de Saúde de Teresina. “O HU é hoje o único hospital público que recebe o paciente com câncer e faz a biópsia, além de sermos o único do Piauí que faz o tratamento completo do coração,” acrescentou Paulo Márcio, superintendente do HU.

A Vice-presidente do Cosems-PI, Leopoldina Cipriano, destacou a importância de os demais municípios terem acesso aos serviços oferecidos pelo HU. “Se eu tiver um paciente que precisa de um marca-passo no Piauí, além de Teresina, ou ele paga particular ou ele vai a óbito, pela falta de acesso ao serviço”, exemplificou. Após as discussões, a solicitação foi aprovada pela CIB-PI.

Quanto às demais pautas, foram aprovados pela Comissão o financiamento e recurso de incremento para a estruturação do Centro de Parto Normal do Hospital Local Pedro Vasconcelos, em Miguel Alves; a implantação de Unidade do SAMU Avançada em Luzilândia e Básica em Curral Novo do Piauí e em Jardim do Mulato; a implantação da Equipe Multiprofissional de Atenção Especializada em Saúde Mental (AMENT) tipo 1 em Jerumenha e Arraial e tipo 2 em Demerval Lobão.

Na oportunidade, a Diretora da Vigilância Sanitária, Tatiana Chaves, apresentou as ações referentes à Vigilância Sanitária e à Saúde do Trabalhador presentes na Programação Anual de Saúde e no Relatório Anual de Gestão.

Durante o encontro, foram discutidos, também, diversos assuntos extra-pauta relacionados a: incremento financeiro de emenda parlamentares para a área da saúde nos municípios; acesso à realização de exames nos municípios, bem como ao resultado destes em tempo hábil; e promoção de mutirões de cirurgias oftalmológicas e gerais pela Sesapi, com recursos do Fundo de Ações Estratégicas e Compensação (FAEC), emendas parlamentares e do Tesouro Estadual.