logo_cosemspi

Durante audiência pública, Cosems-PI cobra mais transparência do Governo do Estado em relação a ações de combate à COVID-19

  Data e Hora: 13/05/2020 17:18:15

 

O Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosmens) participou, nesta quarta-feira (13), de audiência pública promovida pela Assembleia Legislativa do Estado do Piauí para discutir ações de combate à COVID-19 e medidas que venham a facilitar uma futura saída gradual do distanciamento social. Durante o encontro, que se deu por videoconferência, a vice-presidente do Cosems-PI, Leopoldina Cipirano, secretária municipal de Saúde de Capitão Gervásio Oliveira, cobrou mais transparência do Governo do Estado em relação a ações de combate à COVID-19.

"Precisamos que o Estado seja mais transparente e melhore a comunicação intergestora. A Secretaria Estadual tem tomado medidas sem a participação dos municípios e isso não tem como funcionar na prática. Os pacientes procuram a nossa rede em primeiro lugar, somos o início do processo e as ações têm que estar alinhadas", disse a vice-presidente do Cosems-PI.

 

Além de deputados estaduais, participaram ainda do encontro, que se deu por videoconferência, representantes da Secretaria Estadual de Saúde, da Fundação Municipal de Saúde de Teresina, do Laboratório Central, da Universidade Federal do Piauí e diretores de Hospitais Regionais.

 

Durante a reunião, Leopoldina Cipriano apresentou um panorama da atuação do Cosems-PI durante a pandemia da Covid-19: acompanhar e monitorar ações desenvolvidas pelo Estado, cobrar e acompanhar a destinação de recursos e equipamentos para os municípios. Nesse contexto, a entidade tem apoiado os municípios na elaboração de seus planos de contingência; prestado orientações quanto a Portarias do Ministério da Saúde e novos regramentos relacionados à atenção básica em saúde; além de ter realizado visitas aos hospitais de campanha de Teresina.

 

Proponente da audiência, o deputado estadual Francisco Limma, ao final das discussões, solicitou que sejam apresentados quais os critérios para a distribuição de equipamentos, testes, entre outros, além de relatórios da Sesapi e do sindicato representante dos estabelecimentos de saúde da rede privada sobre a situação atual do enfrentamento ao coronavírus. O parlamentar requereu, ainda, acesso ao plano de qualificação de pessoal que irão trabalhar nos hospitais de campanha e a apresentação dos critérios que estão sendo discutidos para a saída gradual do isolamento social nos municípios.

 

Fonte: Ascom Cosems-PI