logo_cosemspi

Diretoria Executiva do Cosems-PI realiza reunião ampliada para reforço da atuação dos representes regionais

  Data e Hora: 07/08/2021 07:43:42

Nesta sexta-feira (6), o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí (Cosems-PI) realizou reunião conjunta com a sua Diretoria Executiva, os representantes regionais e os coordenadores das Comissões Intergestoras Regionais (CIR). Entre as pautas, a discussão sobre o papel dos representantes regionais junto ao Cosems-PI, o papel das apoiadoras e o instrumento de socialização das reuniões de CIR.

A pauta mais extensa apresentou aos gestores a estrutura do Cosems-PI e o papel dos representantes regionais junto à entidade. A consultora do Cosems-PI e coordenadora do Apoio Institucional, Socorro Candeira, ressaltou a relevância do trabalho conjunto entre os representantes regionais e as apoiadoras institucionais do Cosems-PI. “É preciso que haja uma integração entre o apoio e as representações regionais para estar fazendo esse processo de mobilização dos gestores”, disse.

Na oportunidade, a Presidente do Cosems-PI e Secretária Municipal de Saúde de Oeiras, Auridene Moreira, enfatizou que a presença de representantes da entidade nas regiões de saúde traz resultados positivos para gestões municipais. “Isso faz com que a gente tenha aquele olhar, perceba quais são as fragilidades e tenha condições para descobrir as potencialidades que existem dentro desses territórios”, destacou.

A Vice-presidente do Cosems-PI e Secretária Municipal de Saúde de Miguel Alves, Leopoldina Cipriano evidenciou a importância do fortalecimento da CIR para garantir melhorias para a saúde pública dos territórios. Segundo a gestora, as Comissões são mais ativas com a participação de todos os Secretários. “No momento que a gente se fragiliza, a gente perde qualquer pleito”, acrescentou.

Ainda durante a reunião, a Secretária Executiva do Cosems-PI, Goretti Pereira, expôs os objetivos do projeto de fortalecimento da regionalização em saúde, que é uma iniciativa da Beneficência Portuguesa de São Paulo, em parceria com o Cosems-PI e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).

“O projeto vai começar por macrorregião; foi definida uma macrorregião do Sul do estado e Teresina, considerando que Teresina é a maior em termos de oferta de serviço e a região Sul do estado é aquela que tem o maior vazio assistencial”, frisou a gestora.

Sobre o instrumento de socialização das reuniões de CIR, Socorro Candeira explicou que o documento servirá como memória das ações e dos encaminhamentos dos colegiados. Na ocasião, foram apresentadas também informações acerca do novo projeto de cofinanciamento dos serviços de saúde e dos hospitais de pequeno porte e sobre questões referentes à assistência farmacêutica básica nos municípios.