logo_cosemspi

Diretoria do Cosems-PI se reúne e define pautas prioritárias para 2023

  Data e Hora: 26/01/2023 18:23:26

Nesta quinta-feira (26), os membros da Diretoria do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI) reuniram-se, de forma virtual, para realizar a primeira reunião do colegiado em 2023. Em pauta, estiveram discussões sobre atraso de entrega de resultados de teste do pezinho e dos exames citopatológicos realizados no Laboratório Central do Piauí (Lacen-PI), apresentação do Relatório Quadrimestral do Projeto Rede Colaborativa e levantamento de pautas a serem apresentadas para o Secretário Estadual de Saúde, Antônio Luiz.

A reunião contou com a participação do diretor do Lacen-PI, Fabrício Pires de Moura do Amaral, que ouviu os gestores a respeito da demora para entrega dos resultados de exames e informou que o órgão também possui interesse em solucionar o problema. “Entendemos essa questão e planejamos resolver o problema. Não temos interesse em aparecer como uma instituição que não está cumprindo com a sua função”, disse o diretor. O órgão se comprometeu a enviar um plano de ação de acordo com o que foi apresentado.

De acordo com a Vice-Presidente do Cosems-PI e SMS de Miguel Alves, Leopoldina Cipriano, existem laboratórios pelo Piauí que podem realizar os exames, descentralizando o serviço. “Queremos sair daqui, hoje, com um encaminhamento para garantir as demandas dos municípios e não perder indicadores do Previne Brasil. Esperamos que a Secretaria Estadual de Saúde informe o Ministério da Saúde sobre a situação e avalie a descentralização do serviço”, afirmou.

A Conferencia Municipal de Saúde também foi pauta na reunião. A SMS de Miguel Leão, Neuza Cunha, levantou a necessidade de enviar o contato dos presidentes dos Conselhos Municipais de Saúde para o Conselho Estadual.

Em seguida, a Coordenadora do projeto Rede Colaborativa no Piauí, Amanda Pinheiro, apresentou um Relatório Quadrimestral, referente ao período de setembro a dezembro de 2022, de Ações do Apoio Individual (RIQ). O colegiado seguiu, então, para definir pautas da saúde pública que serão apresentadas para o Secretário de Estado da Saúde durante reunião a ser realizada na próxima segunda-feira (30).