logo_cosemspi

Diretoria do Cosems-PI discute pautas prioritárias da saúde com Sesapi

  Data e Hora: 31/01/2023 10:53:08

Nesta segunda-feira (30), membros da Diretoria do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí se reuniu com o Secretário Estadual de Saúde, Antônio Luiz Santos, para tratar de pautas prioritárias para a saúde em 2023. A reunião foi a primeira entre a entidade e o gestor estadual.

Logo no início do encontro, a Presidente do Cosems-PI e Secretária Municipal de Saúde (SMS) de Oeiras, Auridene Moreira, explicou sobre a parceria existente entre Sesapi e Cosems-PI. “Todas as decisões sempre têm essa comunicação direta entre o Estado e o Cosems-PI, não são individualizadas. Trabalhamos na proteção tanto do gestor estadual quanto o municipal”, disse.

Dentre as demandas que afetam o Sistema Único do Piauí, o Conselho destacou pautas como a necessidade de implantação do sistema de regulação nas 11 regiões de saúde do estado, a fragilidade das Comissões Intergestores Regional e a importância de implementar ações conjuntas entre estado e municípios, no sentido de aumentar a cobertura vacinal no Piauí. Ao todo, 13 prioridades foram levadas para o encontro.

De acordo com o Secretário de Estado da Saúde, Antônio Luiz, tudo o que for definido será com base em discussões e será cumprido. “Precisamos discutir e escolher a melhor saída para solucionar esses problemas para todos. Vocês não me ouvirão falar em um prazo do qual eu não possua segurança de que conseguirei cumprir”, reforçou o gestor.

A Vice-Presidente do Cosems-PI e SMS de Miguel Alves, Leopoldina Cipriano, fez uma boa avaliação do primeiro encontro entre as entidades. “Pudemos observar uma boa receptividade do secretário Antônio Luiz, no intuito de sanar as problemáticas que foram apontadas pelo Cosems-PI. Ele se comprometeu a responder todos os encaminhamentos direcionados pelo Conselho”, finalizou.