logo_cosemspi

DigiSUS na prática: Apoio Institucional do Cosems-PI promove oficina com técnicos e gestores da macrorregião Meio Norte

  Data e Hora: 29/07/2022 10:30:56

Nesta quinta-feira (28), o Apoio Institucional do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí (Cosems-PI) deu seguimento às oficinas “DigiSUS na prática”, com gestores e técnicos da macrorregião Meio Norte. O evento contou com a participação do técnico do Ministério da Saúde Joaquim Neto.

Durante a oficina, que foi dividida em dois momentos, prático e teórico, os participantes aprenderam mais sobre as funcionalidades do sistema e puderam ter embasamento para a construção e inserção dos seus instrumentos de planejamento no DIGISUS.

A Apoiadora Fernanda Tavares definiu o intuito da oficina: “Temos o objetivo de apoiar tecnicamente os municípios na inserção dos instrumentos de gestão no Sistema DigiSUS”. “O gestor precisa ter o planejamento. Há várias legislações que definem isso”, acrescenta.

Para Jeanne Nefertit, Secretária Municipal de Saúde de Lagoa do Piauí, o momento é importante para os municípios esclarecerem suas dúvidas acerca da plataforma, que é muito complexa. “Nós vimos, aqui, o passo a passo e, desse modo, podemos estar avaliando e incluindo os dados necessários no sistema”, pontua.

Já Iago Soares, técnico da Secretaria Municipal de Saúde de Castelo do Piauí, enfatiza a importância da oficina, ressaltando que a ação fortalece a construção dos instrumentos de gestão e inserção destes no sistema DigiSUS. “Até porque o planejamento é um dos requisitos principais para as gestões”, evidencia.