logo_cosemspi

Desempenho de Oeiras no Programa Previne Brasil é destaque em reunião da CIR Vale do Sambito

  Data e Hora: 05/08/2022 11:59:07

Aconteceu nesta quinta-feira (04) reunião ordinária da Comissão Intergestores Regionais (CIR) do Território Vale do Sambito. O encontro foi realizado no município de São Félix do Piauí, reunindo secretários municipais de saúde e prefeitos dos municípios que compõem o território. O desempenho do município de Oeiras no programa Previne Brasil foi um dos destaques do encontro. O Previne Brasil é o novo modelo de financiamento de custeio da Atenção Primária à Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Na oportunidade, a Presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI) e Secretária Municipal de Saúde (SMS) de Oeiras, Auridene Freitas, incentivou os profissionais a se atentarem para os índices do Programa Previne Brasil. O município de Oeiras registrou o melhor desempenho do primeiro quadrimestre de 2022 com relação aos indicadores do programa, ficando em primeiro lugar estadual.

A gestora explanou a respeito da experiência do município e relembrou que todos podem se organizar para evoluir com relação a esses indicadores, para não perderem recursos provenientes do Previne Brasil. Já a Apoiadora do Cosems-PI, Socorro Moura, explicou, durante o evento, sobre os instrumentos de planejamento que os gestores devem construir e incluir no Sistema DigiSUS.

Também entrou em discussão o piso salarial dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate à Endemias (ACE), que passou a ter recursos assegurados e aprovados no Congresso Nacional no mês de julho.

Além disso, o colegiado deliberou acerca de pautas importantes para a saúde pública da região, como a construção de uma Unidade Básica Avançada (UBAS) no município de Elesbão Veloso e a composição do grupo condutor da Rede de Urgência e Emergência (RUE) do território.