logo_cosemspi

CosemsPI participa de Roda de Conversa sobre telessaúde em Bom Jesus

  Data e Hora: 31/08/2022 17:21:40

Aconteceu, nesta quarta-feira (31), uma Roda de Conversa a respeito do funcionamento do sistema de telessaúde no município de Bom Jesus, que irá beneficiar todos os municípios no território Chapada das Mangabeiras. Representaram o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI), a Vice-Presidente Leopoldina Cipriano e a Apoiadora Técnica Luzita Tomaz. O projeto visa ofertar atendimento em várias especialidades para a população da região.   

O encontro deu continuidade à discussão, com a participação da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), que terá participação direta no projeto. Na oportunidade, foi apresentada a proposta de execução, que inicialmente terá sede na cidade de Bom Jesus, levando em conta algumas especialidades de maior necessidade na região.  

A teleconsulta dará um maior suporte com especialistas para a Rede de Atenção Primária, para que possa haver discussão de casos, manejo e encaminhamentos em casos de pré-natal de alto risco, dando suporte à saúde materno-infantil.  Em seguida, foi dado destaque para a modalidade de teleatendimento de algumas especialidades médicas que são prioridade no território, dentre elas, a Endocrinologia, Otorrinolaringologia e Neurologia Adulto e Infantil. A proposta traz também um suporte de atendimento nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI), que diz respeito à Alta Segura dos pacientes, como forma de reduzir as taxas de reinternação e mortalidade.  

 “Temos que fazer um levantamento de cada município e suas especialidades com mais necessidade, as que mais geram fila de espera. Temos inúmeras crianças na fila de espera por um neuropediatra no Piauí, por exemplo, tem coisas que vemos no dia a dia e outras que encontramos no sistema”, reforçou Leopoldina Cipriano, Vice-Presidente do Cosems-PI. 

A ideia inicial do projeto é criar uma estrutura de atendimento no município sede do território e fornecer atendimento também para os municípios vizinhos. O serviço de telessaúde visa ofertar serviços de melhor qualidade de modo mais próximo aos pacientes, reduzindo a necessidade de deslocamento até a capital.  Será realizado um levantamento junto aos municípios para que seja definido se o projeto seguirá com foco nessas especialidades ou se serão acrescentadas mais áreas da saúde.