logo_cosemspi

Cosems-PI, Sesapi e FMS-Teresina definem retomada da oferta de serviços ambulatoriais de Teresina para municípios do interior

  Data e Hora: 16/10/2020 19:02:30

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde Estado do Piauí (Cosems-PI) participou, nesta quinta-feira (15), de reunião realizada pela Secretaria de Estado da Saúde com participação da Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS) para tratar da retomada dos serviços ambulatoriais em Teresina e abertura da oferta para os municípios do Estado. Durante a reunião, foi definido que até o dia 26 de outubro será disponibilizada a oferta dos procedimentos eletivos no sistema de regulação ambulatorial do município de Teresina para todos os municípios do estado.

Em sua fala, a presidente do Cosems-PI e secretária municipal de Saúde de Oeiras, Auridene Tapety, ressaltou a importância da abertura desses serviços para os municípios do interior. “Essa é uma demanda das regiões de saúde, pois não estão tendo acesso à consultas e exames eletivos básicos como hemograma, citologia, entre outros. Sabemos que a Atenção Básica voltou a funcionar, mas os municípios permanecem desassistidos na atenção especializada”, afirmou.

Em relação à oferta de serviços que são disponibilizados pelos hospitais estaduais, o representante da Sesapi, Vinicius Nascimento, apresentou o seguinte cronograma de ampliação: HILP disponibilizará 100% dos serviços, até dia 30 de novembro; Hospital Getúlio Vargas (HGV) até 1º de dezembro; Hospital Natan Portela (IDTNP) até janeiro de 2021; Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER) até 1 de novembro será disponibilizado 70% dos serviços; Hospital do Mocambinho (HMOC) já está ofertando toda a sua capacidade.

Como encaminhamento da reunião foi definido que a Sesapi enviará, até 19 de outubro, as escalas de atendimento nos Hospitais Estaduais e que a FMS disponibilizará, até 26 de outubro, a oferta dos procedimentos eletivos no sistema de regulação ambulatorial do município de Teresina para todos os municípios do estado. E no dia 26 de outubro a FMS informará sobre o cronograma de retomada dos serviços ambulatoriais da rede municipal própria e privados contratualizadas e apresentará a CIB informando a data que oferta desses serviços será disponibilizada na Regulação para todo o Estado.