logo_cosemspi

Cosems-PI recebe gestores da CIR Entre Rios para debater a regulação ambulatorial nos municípios

  Data e Hora: 04/05/2022 09:51:34

Os integrantes da Comissão Intergestores Regionais (CIR) do território Entre Rios estiveram reunidos, nesta terça-feira (3), na sede do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI), para realizar uma reunião ordinária sobre as demandas locais.

O encontro contou com a presença de dezessete gestores municipais de saúde, incluindo o Presidente da Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS), Gilberto Alburqueque. Além da Gerente do Núcleo de Saúde da APPM, Margareth Pimentel, a Procuradora da APPM, Uiana Coimbra, e o técnico da Secretária Estadual de Saúde Oscar Alencar.

Na ocasião, os gestores debateram a situação dos municípios em relação ao sistema LIA e LIRA no Piauí, aprovação do projeto técnico de implantação da equipe multiprofissional especializada em saúde mental (AMENT)¸ regulação ambulatorial nos municípios e a apresentação dos instrumentos de gestão.

Iniciando a reunião, a Vice-presidente do Cosems-PI e Secretaria Municipal de Saúde de Miguel Alves, Leopoldina Cipriano, destacou a importância do papel do gestor na execução das ações de saúde dentro dos municípios. “Nosso dever como secretários é agir em favor dos direitos da nossa população quanto à saúde pública; esse foi o compromisso que assumimos quando aceitamos o cargo”, declara.

Já sobre a regulação ambulatorial nos municípios, os gestores levantaram discussão sobre as dificuldades em seus municípios com o envio de pacientes para os hospitais públicos de Teresina. Na oportunidade, a Secretaria Municipal de Saúde de Olho D’água do Piauí, Dira Santos, buscou encaminhar medidas com o Presidente da FMS para a solução do problema. “Nós precisamos saber como ficará o acesso dos pacientes que são transferidos para Teresina; A Prefeitura já não consegue suprir as demandas solicitadas”, relata.

Segundo informações do Presidente da FMS, o Hospital São Marcos se comprometeu a atender consultas iniciais de oncologia até do dia 22 de maio de 2022. Com objetivo de facilitar o acesso de pacientes aos hospitais, o colegiado também aprovou o agendamento de uma reunião com o Estado do Piauí para garantir que os usuários sejam recebidos nos Hospitais Getúlio Vargas, Nathan Portella e Dirceu Arcoverde (Polícia Militar).

Ao final da reunião, foram apresentados pela Apoiadora do Cosems-PI, Fernanda Tavares, os instrumentos de gestão municipal e os informes da instituição. Acerca do sistema LIRA e LIA, foi destacado a importância do encaminhamento das informações para a plataforma