logo_cosemspi

Cosems-PI realiza oficinas para implantar Guia Orientador para o Enfrentamento da Pandemia na Rede de Atenção à Saúde

  Data e Hora: 05/06/2020 18:13:54

 

De 2 a 11 de junho, o Conselho dos Secretários Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI) realiza oficinas junto aos 11 territórios que subdividem o estado. Em oficinas orientativas, o Guia Orientador para o Enfrentamento da Pandemia na Rede de Atenção à Saúde é apresentado para gestores municipais e coordenadores de setores-chave na saúde municipal. Os encontros são virtuais e são apenas o primeiro passo para a implantação do Guia em cada cidade. As oficinas e implantação do Guia são realizadas em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde – Conass, o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde – Conasems e a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí – Sesapi. 

 

“O Guia não é algo rígido, vamos ajustá-lo à realidade de cada município. O objetivo é que essa ferramenta seja algo a mais para que os gestores e os profissionais no município possam escolher o melhor caminho para continuar combatendo a Covid-19 e atender toda a população nos serviços básicos que precisam continuar, sempre primando pelo objetivo comum a todos: melhorar a saúde da nossa população”, explicou Socorro Candeira, consultora do Cosems-PI. 

 

Esse ajuste à realidade de cada município é realizado por meio de um instrumento de levantamento de problemas. Após a realização de cada oficina, os municípios devem responder a um formulário e apontar os problemas que estão enfrentando no combate ao novo coronavírus em cada frente de atuação da prestação do serviço de saúde, seja o problema local ou regional. Também através deste instrumento, os gestores devem apontar o que já têm à disposição para o atendimento à população. 

 

Depois de cada oficina realizada pelo Cosems-PI e Sesapi, os gestores municipais têm de três a oito dias para realizar a apresentação do guia às suas equipes em oficinas locais. Concluída esta etapa e com as respostas do instrumento de levantamento de problemas, Cosems e Sesapi realizam mais uma oficina de Orientações para Elaboração dos Planos de Ação Municipais. As etapas seguintes são: elaboração dos Planos Municipais e Macrorregionais, implantação dos Planos Municipais, monitoramento e avaliação e oficina de experiências exitosas. O planejamento prevê que todo o processo, com as medidas já em prática, em cada região, deve ser realizado em pelo menos 20 dias. 

 

“As equipes precisam ser capacitadas e bem orientadas de forma rápida para que nenhum atendimento essencial e básico seja prejudicado por conta das urgências da pandemia, que é uma experiência nova para todos”, disse Cristiane Moura Fé, diretora de Vigilância e Atenção à Saúde da Sesapi. 

 

Guia

 

A elaboração do Guia contou com a participação do Piauí, através da vice-presidente do Cosems-PI, Leopoldina Cipriano, e da apoiadora Cosems-PI, Amanda Pinheiro. O Guia foi foi estruturado com o apoio do Hospital Albert Einstein e busca reforçar as ações de saúde para as outras condições que não a Covid-19, tendo em vista que a mobilização da saúde frente à pandemia tende a desorganizar o sistema. O desafio é garantir o cuidado a partir da dinâmica imposta pela realidade pandêmica, respondendo às situações de saúde já existentes e aquelas que se apresentam a cada dia.