logo_cosemspi

Cosems-PI realiza Assembleia Geral de 2024 e qualificação para Regiões de Saúde

Data e Hora: 05/02/2024 09:31:07

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí (Cosems-PI), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sasapi), realizou, nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro, a Oficina CIR: Ampliando a Escuta para Qualificar sua Atuação nos Territórios e o Acolhimento aos Secretários Municipais de Saúde do Estado do Piauí. Os encontros tiveram como objetivo capacitar as Regiões de Saúde e apresentar aos gestores pautas referentes à saúde e gestão pública.

Na oficina, representantes das Comissões Intergestores Regionais (CIRs) dos 12 Territórios de Saúde do Piauí participaram de atividades práticas a fim de fortalecer os espaços de discussões. Paulo Rocha, diretor do Cosems-PI e Secretário Municipal de Saúde de Guadalupe, afirmou que ampliar o diálogo entre municípios e estado é essencial para a formação dos colegiados. “Ter o estado conosco é fundamental. Hoje, nosso objetivo central é o fortalecimento das CIRs, um espaço que é de todos nós gestores”, destacou.

Já no Acolhimento aos Secretários Municipais de Saúde, evento destinado aos gestores do Piauí, a pauta foi liderança e gestão pública. Para abrir a programação, palestra ministrada pela Superintendente de Educação em Saúde do Estado de Goiás, Rafaela Veronezi. “Estar no Piauí para conversar com gestores é uma alegria para mim. Conversamos sobre comunicação assertiva, assunto necessário para quem trabalha com gestão”, disse.

Ainda no Acolhimento, aconteceu a 1ª Assembleia Geral dos Secretários Municipais de Saúde do Estado Piauí, momento de tratar sobre a prestação de contas do Cosems-PI e discutir assuntos em destaque no Sistema Único de Saúde (SUS). A presidente do Cosems-PI e Secretária Municipal de Saúde de Miguel Alves, Leopoldina Cipriano, apontou o compromisso da entidade com a saúde e gestão dos municípios piauenses. “O Cosems vem para apoiar as gestões de saúde. Todos vocês que estão aqui hoje são parte e representam nossa instituição. Mais uma vez, reafirmo o nosso compromisso de fornecer a você, gestor, tudo o que precisa para que a saúde de seu município avance”, enfatizou.