O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí (Cosems-PI) realizou, na tarde desta quinta-feira (28), reunião virtual para acolher os novos gestores municipais de saúde, que assumiram a função em 2021, e os que foram reconduzidos ao cargo nas Macrorregiões Semiárido, que inclui os territórios Vale do Guaribas, Vale do Canindé e Vale do Sambito; e Litoral, que inclui os territórios Planície Litorânea e Cocais.
Na oportunidade, a Presidente do Cosems-PI e Secretaria Municipal de Saúde de Oeiras, Auridene Moreira, acolheu os gestores com informações colhidas na 1ª reunião da Diretoria do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), realizada nesta quarta-feira (27), em Brasília. O encontro, que contou, também, com a presença de representantes do Ministério da Saúde, tratou sobre o cenário da Covid-19 no Brasil, estratégias de vacinação, editais do programa Mais Médicos, entre outros temas relevantes para a Saúde Pública.
A gestora destacou, em sua fala, as informações sobre a campanha de vacinação. “Um pedido que ficou bem claro para todos nós foi a necessidade de acompanhar possíveis sintomas das pessoas que foram vacinadas, mesmo que estes sintomas sejam leves. Então, é importante que exista no município uma pessoa ou um grupo de pessoas que monitore essas pessoas até 14 dias após cada dose”, pontuou.
A Vice-presidente do Cosems-PI e Secretária Municipal de Saúde de Miguel Alves, Leopoldina Cipriano, também passou informações atuais discutidas no encontro em Brasília como o programa mais médicos. Ela, enquanto diretora do Conasems, reforçou o pedido para que as regiões Norte e Nordeste recebam mais vagas do programa mais médicos. “Em relação ao Piauí, reforcei a importância de regularizar a situação de médicos cubanos que continuam no estado, mas sem vínculo com o Ministério da Saúde”, disse.
Cipriano também evidenciou o lançamento de um canal de TV pelo Conasems que será veiculado para todo o país com cursos e capacitações. Em fevereiro serão disponibilizados 3 cursos importantes, um deles para os gestores municipais e outro também que precisa de atenção por parte dos gestores por ser uma capacitação voltada para profissionais das salas de vacina.
O acolhimento seguiu com a fala da coordenadora Estadual do Apoio, Socorro Candeira, que falou sobre a atuação e função do Apoio, que é um grupo de apoiadores que está mais próximo dos gestores prestando esclarecimentos e fazendo orientações. Além de passar informações sobre prazos que estão próximos ao vencimento e a situação geral da pandemia no Piauí.
“Peço a todos que já reservem em suas agendas, os dias 8 e 9 de fevereiro, quando será realizado o acolhimento integrado entre Cosems e Sesapi. Será em formato de congresso virtual quando vamos ofertar vários cursos e oficinas que são essenciais para esse início de gestão e enfrentamento à pandemia”, reforçou a coordenadora.
Cosems-PI destaca a importância da participação dos municípios na Oficina sobre a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Pessoa Privada de Liberdade Data/Hora: 10/09/2024 12:19:10 |
1ª edição do workshop Qualificar para Apoiar é encerrada com avaliação positiva Data/Hora: 04/09/2024 21:13:23 |
Qualificar para Apoiar: Cosems-PI promove capacitação voltada para o fortalecimento do Apoio nas Regiões de Saúde Data/Hora: 03/09/2024 19:36:16 |
Em Brasília, presidente do Cosems-PI participa de agenda institucional em prol do SUS Data/Hora: 30/08/2024 19:02:34 |
Gestores municipais de saúde participam das discussões da 2ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Piauí Data/Hora: 29/08/2024 21:04:32 |
Leia todas as notícias |
---|