O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI) realizou, nesta quinta-feira (25), o Seminário Virtual: Saúde e Comunicação no combate à pandemia. O evento teve como objetivo compartilhar pontos essenciais de atenção no trabalho de comunicação e conhecer experiências exitosas de municípios piauienses.
O encontro teve como público-alvo gestores municipais de todos os setores, em especial gestores em saúde e em comunicação social, e contou com a jornalista e relações públicas, Dalyne Barbosa, assessora de comunicação do Cosems-PI, como palestrante.
A Presidente do Cosems-PI, Auridene Moreira, destacou a importância do evento no momento atual da pandemia da Covid-19. “Há um ano nós iniciamos esse processo de enfrentamento, de acordo com a realidade que nós tínhamos; hoje nós temos uma outra realidade, estamos vivendo outro cenário e é com base nisso que a gente precisa atuar, exatamente participando desses espaços, trocando experiências, buscando alternativas para que a gente possa estar incrementando essas ações”, disse.
Dalyne Barbosa evidenciou quais os entraves da comunicação neste período. “A questão da dúvida, porque tudo é questionado e falta informação clara, concisa e segura; e a solução é justamente essa comunicação eficiente para poder ajudar salvar vidas e o município se tornar fonte oficial”, destacou.
A Vice-presidente do Cosems-PI, Leopoldina Cipriano, alertou sobre o cuidado com a comunicação dentro dos municípios. “Nós temos que ter cuidado com o tipo de informação que nós estamos passando dentro dos municípios para que as nossas falas não tenham sentido duvidoso. Nós estamos em um momento extremamente difícil em que a gente precisa da comunicação como melhor forma para orientar a população”, ressaltou.
Durante o encontro, foi apresentada a experiência do município de Patos do Piauí, que está há 24 dias sem casos ativos de Covid-19. Auzenir Costa, secretária municipal de Saúde do município, explicou algumas das ações tomadas pelo município durante a pandemia. “Nós proibimos os visitantes aos pontos turísticos do município, sempre quando alguém sabe que tem alguém de fora, as pessoas já denunciam, acionam a polícia e a vigilância sanitária; nós fechamos, também, os bares da cidades”, afirmou.
O assessor de comunicação da Secretaria Municipal de Saúde de Oeiras, Jhordann Barros, apresentou uma das medidas implementadas no município para a conscientização da população. “Uma ação em especial gerou muita repercussão e foi bastante positiva, o ‘Acorda Oeiras’; a gente saiu nos quatro pontos da cidade com sons e paredões levando a mensagem que estamos vivendo uma situação grave e que a pandemia não acabou, além de reforçarmos as medidas sanitárias”, disse.
Na oportunidade, Dalyne Barbosa apresentou o banco de dados com materiais gráficos e audiovisuais disponibilizados pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) por meio de parceria com a ONG Vital Strategies que podem ser acessados de forma gratuita no link https://cidadescontracovid19.org.br/materiais/
Território Vale do Guaribas discute problemas de saúde específicos da região e acesso ao CPN de Picos em reunião da CIR Data/Hora: 11/08/2022 15:33:59 |
Macrorregião Semiárido participa de oficina sobre a Análise Situacional PRI Data/Hora: 09/08/2022 19:08:14 |
CIR Planície Litorânea: reunião delibera sobre pautas importantes para o território Data/Hora: 08/08/2022 10:08:17 |
Desempenho de Oeiras no Programa Previne Brasil é destaque em reunião da CIR Vale do Sambito Data/Hora: 05/08/2022 11:59:07 |
Cosems-PI e Sesapi debatem dificuldades dos municípios durante reunião da CIB Data/Hora: 04/08/2022 17:56:03 |
Leia todas as notícias |
---|