logo_cosemspi

Cosems-PI promove acolhimento de novos gestores municipais de Saúde

  Data e Hora: 18/01/2021 21:42:48

 

Nesta segunda-feira (18), o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí (Cosems-PI) realizou a primeira de cinco reuniões virtuais para acolher os gestores municipais de saúde dos 224 municípios piauienses que assumem ou foram reconduzidos ao cargo. O primeiro encontro foi realizado com a macrorregião Meio Norte, que inclui os territórios Carnaubais e Entre Rios.

Durante o evento, foram repassados informes sobre prazos, programas, conhecimento técnico e apresentação da equipe técnica do Cosems-PI, além da equipe de apoiadoras que acompanha de perto os gestores nas 11 regiões de saúde em que é dividido o estado do Piauí.

“Sabemos que a prioridade do momento que o Brasil vive em saúde é a vacinação contra a Covid-19, mas não podemos deixar de lado outros assuntos que são essenciais para o funcionamento da saúde nos municípios; exemplos são o programa Saúde na Escola, que tem alguns prazos próximos ao limite de atendimento das regras, e recursos dos programas de Saúde Bucal aos quais os gestores têm que estar atentos para manter os municípios em dia”, explicou Socorro Candeira, Coordenadora Estadual do Programa de Apoio.

A Presidente do Cosems-PI, secretária de Saúde de Oeiras, Auridene Moreira, ressaltou a importância de cada secretário concentrar esforços na campanha de vacinação contra a Covid-19, que tem início no Piauí nesta segunda-feira (18).

“Hoje, reforço com cada um dos gestores a necessidade de comprometimento para que os grupos prioritários sejam imunizados. Lembro a todos que não existe ainda uma garantia, por parte do Ministério da Saúde, de que todos os municípios vão receber, nesse primeiro momento, a quantidade suficiente para atender a população prioritária. Isso não será exclusividade aqui do Piauí, todos os municípios do Brasil estão com essa incerteza. A parte do município é fazer o levantamento da população e deixar o sistema preparado para receber as vacinas e atender a população”, advertiu Auridene Moreira.

Em todo o estado do Piauí, de acordo com informação de Governo do Estado, o grupo prioritário a ser vacinado na primeira etapa de vacinação é composto por cerca de 229 mil pessoas. O primeiro repasse de vacinas recebido pelo Piauí é de 61.160 doses da vacina CoronaVac, para primeira e segunda doses da mesma pessoa.

 

Fonte: Credibile Comunicação