logo_cosemspi

Cosems-PI pede mais informações à Sesapi sobre Projeto Saúde Digital e implementação nos municípios

  Data e Hora: 15/01/2024 17:16:03

Nesta segunda-feira, 15, representantes da diretoria do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí (Cosems-PI) e secretários do Território Serra da Capivara participaram de reunião com o Secretário de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), Antônio Luiz Soares, para discutir os detalhes da adesão dos municípios ao Programa Saúde Piauí Digital e da implementação das Centrais de Exames.

Para a presidente do Cosems-PI e SMS de Miguel Alves, Leopoldina Cipriano, a reunião é importante para que o Conselho possa conhecer os detalhes do programa Piauí Saúde Digital. “Nosso objetivo aqui é tirar dúvidas, esclarecer alguns pontos sobre a instalação do programa em cada região do estado para que possamos mobilizar os municípios que ainda têm muitos questionamentos sobre o programa e a perda de recursos”, avaliou.

A mobilização é necessária porque os municípios têm até o dia 31 de janeiro de 2023 para aderir ao programa Piauí Saúde Digital. O município que não fizer a adesão irá perder recursos vindos do Estado para o cofinanciamento da saúde municipal. De acordo com a Sesapi, a coparticipação do estado passa a ser feita com a realização de serviços, como consultas e exames.

A primeira Central de Exames do Piauí foi instalada em Piripiri. O secretário Antônio Luiz afirmou que serão instaladas Centrais de Exames em 16 municípios do estado e que o objetivo é descentralizar a realização de exames e realizar aqueles receitados nas consultas de telemedicina realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). “O programa Piauí Saúde Digital vai reduzir para os municípios os gastos com exame, transporte, manutenção de pacientes em Teresina. O paciente ganha com a unificação dos prontuários digitais para aumentar a eficiência e agilidade do atendimento”, disse.

Dirceu Campelo, Superintendente de Gestão da Rede de Média e Alta Complexidade (SUGMAC), disse que a partir da adesão aos municípios e da Instalação da Central de Exames em cada nos territórios o serviço começa a ser prestado. “O Programa Piauí Saúde Digital tem o objetivo de estender horário de funcionamento do atendimento nas UBS, ampliar oferta de consultas com especialistas, desde a atenção primária até a atenção especializada”, acrescentou, informando ainda que o sistema inclui inteligência artificial que revisa exames e diagnóstico, fazendo o link entre os resultados dos exames e os médicos.