O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI) esteve presente, na manhã deste sábado (16), no lançamento nacional da Campanha de Multivacinação, que aconteceu na Unidade Básica de Saúde Doutor Leônidas Antônio Deolindo, em Teresina. O objetivo da campanha é fomentar a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos.
Na ocasião, estiveram presentes, também, representando o Ministério da Saúde (MS), a Secretária Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, Rosana Leite; o Secretário de Estado da Saúde do Piauí, Florentino Neto; o Prefeito de Teresina, Doutor Pessoa; o Presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque; e o representante da Organização Panamericana de Saúde (Opas), Bernardino Vitoy.
Durante a cerimônia de lançamento, a Vice-presidente do Cosems-PI e da Região Nordeste pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Leopoldina Cipriano, enfatizou a importância das equipes de Atenção Básica nos municípios para a ampliação da cobertura vacinal na população. “Nós mostramos o quanto o Sistema Único de Saúde é forte e o trabalho excelente que temos feito quando vemos que hoje já estamos vacinando jovens e adolescentes contra a Covid-19”, destacou.

A representante do MS, Rosana Leite, evidenciou que a procura pela vacinação é parte da cultura do povo brasileiro. “Deste modo, nós conseguimos eliminar muitas doenças imunopreveníveis. O Estado consegue disponibilizar o maior número de imunizantes de forma gratuita e, através desse tipo de política, nós conseguimos prevenir essas doenças não só nas crianças e adolescentes, mas em todas as faixas etárias”, ressaltou
Já o Secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, destacou que 14 vacinas estão disponíveis para a campanha, como a pentavalente, a tríplice viral, a BCG e contra a febre amarela. “O SUS do Piauí está unido e, hoje, em todos os municípios nós estamos com ações para que a gente possa garantir as vacinas e a atualização das cadernetas”, disse.
A multivacinação nos municípios
A presidente do Cosems-PI e Secretária Municipal de Saúde de Oeiras, Auridene Moreira, ressaltou a importância da ação dos municípios para ampliar a imunização da população com todas as vacinas. “Nós, gestores e técnicos, nos organizamos com o objetivo de atender a campanha de vacinação contra à Covid-19, mas, também a atualização da caderneta com a multivacinação”, frisou.
|
Piauí leva mais de 50 inscritos para o 11º Congresso Norte e Nordeste de Gestão Municipal do SUS em São Luís Data/Hora: 18/05/2026 14:51:09 |
|
XV Congresso do Cosems-PI reúne mil inscritos e destaca desafios e inovações para o SUS Data/Hora: 28/04/2026 10:31:33 |
|
11ª Mostra Piauí Aqui Tem SUS divulga a menção honrosa das experiências exitosas selecionadas para etapa nacional Data/Hora: 24/04/2026 17:35:10 |
|
Confira salas e ordem das apresentações orais na 11ª Mostra Piauí Aqui Tem SUS Data/Hora: 20/04/2026 16:57:00 |
|
Confira a lista de selecionados para a etapa de apresentações orais na 11ª Mostra Piauí Aqui Tem SUS Data/Hora: 15/04/2026 13:48:33 |
| Leia todas as notícias |
|---|