logo_cosemspi

Cosems-PI participa do lançamento do Plano de Expansão de Vigilância em Saúde

  Data e Hora: 26/06/2023 18:58:57

Com o objetivo de descentralizar os serviços de saúde do Piauí, foi lançado, nesta segunda-feira (26), em solenidade no Palácio do Karnak, o Plano de Expansão de Vigilância em Saúde para o Fortalecimento da Atenção Primária. A presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí (Cosems-PI) e Secretária Municipal de Saúde de Miguel Alves, Leopoldina Cipriano, representou a instituição no evento.

Nos próximos três anos e meio, serão investidos 260 milhões de reais provenientes do Banco Mundial, do Tesouro Estadual e de emendas parlamentares, em serviços como a atenção psicossocial, os Centros e
Especializados em Reabilitação, o Serviço de Verificação de Óbito (SVO) e na descentralização do Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Piauí (Lacen).

Em relação aos investimentos, a presidente do Cosems-PI ressalta que a proposta apresentada pelo Governo do Piauí corresponde às necessidades das Regiões de Saúde do Piauí. “Essa proposta vem de encontro com as necessidades das quatro Macrorregiões de Saúde do Piauí. É uma oportunidade de garantirmos ações de saúde básicas para os usuário do Sistema Único de Saúde de nossas regiões”, salienta.

Durante a solenidade, o Secretário de Estado da Saúde Antônio Luís, enfatizou que o objetivo é expandir os serviços que hoje são disponilizados apenas na capital. “Tivemos que elaborar um plano de serviços que antes só tinham em Teresina para fortalecer as quatro Macrorregiões do Piauí”, frisa.

De acordo com o governador do Piauí, Rafael Fonteles, o intuito é desenvolver a Rede de Atenção à Saúde nos municípios piauienses. “Tudo isso está nesse plano que vai, sem dúvida, melhorar a saúde pública do Piauí. Esses 260 milhões vão ajudar a salvar mais vidas que os 602 milhões que nós já colocamos nos hospitais”, aponta.

 

Mais registros: