logo_cosemspi

Cosems-PI participa do Fórum para a Redução da Mortalidade Materna no Piauí

  Data e Hora: 26/11/2021 16:17:18

Na manhã desta sexta-feira (26), com o objetivo de apresentar e buscar soluções para a mortalidade materna no Piauí, o Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Permanente para o SUS (Nuepes) da Universidade Federal do Piauí (Ufpi), juntamente com a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) e outras instituições, promoveu o Fórum para a Redução da Mortalidade Materna no Piauí (Formmapi). O evento contou com a participação do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí (Cosems-PI) e foi transmitido ao vivo pelo canal do Nuepes no YouTube.

Durante o evento, os municípios de Parnaíba, Barras, Esperantina, Cocal, Luís Correia e Piripiri apresentaram a forma de acompanhamento pré-natal utilizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de suas redes. Foi apresentado, ainda, a situação epidemiológica da mortalidade materna nestes municípios.

A Presidente do Cosems-PI e Secretária Municipal de Saúde de Oeiras, Auridene Moreira, falou sobre a importância da ação para a resolução do problema evidenciado: “Acredito que todos os atores presentes nesse espaço já conhecem a sua realidade; é por isso que esse momento é importante para que daqui a gente tenha condição de consolidar algo para fazer o direcionamento para todas as áreas, setores, departamentos, instituições e atores envolvidos para que a gente possa unir forças e mudar esse cenário no nosso estado”, afirmou.

A organizadora do evento e secretária-executiva da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde da Ufpi (UNA-SUS/Ufpi), Liz Marinho, destacou o empenho das pessoas envolvidas para o desenvolvimento do Fórum.

Na ocasião, o Fórum contou com a presença de Secretários Municipais de Saúde da região Planície Litorânea que puderam discutir em conjunto com as entidades presentes a situação do território em relação à mortalidade materna.

A Vice-presidente do Cosems-PI e Secretária Municipal de Saúde de Miguel Alves, Leopoldina Cipriano, destacou a relevância da participação dos gestores municipais de saúde da região para a construção de estratégias que reduzam os casos de morte durante a gravidez. “É importante que seja feito um plano regional com todos os entes, incluindo a Universidade Federal do Piauí, que vise diminuir os casos de morte materna neste território”, enfatizou.

Confira mais registros do evento: