logo_cosemspi

Cosems-PI participa do 1º Seminário de Mobilização para a Certificação de Eliminação da Transmissão Vertical do HIV e da Sífilis

  Data e Hora: 02/06/2023 21:37:02

 

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí (Cosems-PI) participou, nesta sexta-feira (2), do 1º Seminário de Mobilização para a Certificação de Eliminação da Transmissão Vertical do HIV e da Sífilis, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi). Participaram do encontro, gestores e profissionais de saúde do estado do Piauí.

O Secretário Municipal de Saúde de Água Branca e diretor do Cosems-PI, Amilton Feitosa, representou a instituição na ocasião e destacou a importância do papel dos municípios no combate aos vírus HIV e Sífilis em recém-nascidos. “É importante ressaltar que sem a participação de todos os municípios nessa certificação, o estado não consegue avançar na redução dos casos de HIV e Sífilis em recém-nascidos. O Cosems e todos os municípios do estado do Piauí certamente estarão empenhados na erradicação para livrar o nosso estado dessas doenças”, aponta.

Durante o evento, a superintendente de Atenção Primária da Sesapi, Leila Santos, salientou a disposição do órgão em adotar medidas para enfrentar os vírus HIV e Sífilis no estado no Piauí. “A Sesapi está sempre disposta a apoiar qualquer ação que seja voltada para o fortalecimento das ações na saúde pública, seja com qualificações ou promoção de eventos como este”, destaca.

Sobre a programação, autoridades do segmento discutiram temas como o cenário epidemiológico do HIV e da Sífilis em gestantes e crianças, critérios para a certificação e selo de boas práticas e a situação dos indicadores de desempenho do Previne Brasil no âmbito do HIV e Sífilis.