O Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI) participou do webinário “O percurso da Atenção Básica nos últimos 4 anos”, dentro da programação do I Congresso Virtual do Conasems. O Cosems-PI foi representado no debate por sua vice-presidente Leopoldina Cipriano, secretária municipal de Saúde de Capitão Gervásio Oliveira, que tratou sobre “Balanço do Plano Conasems para Fortalecimento da AB: desafios para a próxima gestão”. O evento, on-line, foi transmitido por meio do canal oficial do Conasems no Youtube.
“Esse Plano tem como objetivo elaborar e acompanhar políticas voltadas ao fortalecimento da Atenção Básica, diante de todos os desafios que enfrentamos. Ele busca definir estratégias e iniciativas que buscassem a qualificação da gestão e das unidades básicas de saúde”, explicou a gestora, acrescentando que o Plano, desenvolvido pelo Grupo de Trabalho da Atenção Básica (GTAB), “deve ser atualizado periodicamente e permanentemente”.
Em sua fala, Leopoldina Cipriano elencou, ainda, estratégias previstas no Plano que já estão em execução, mas ressaltou que algumas delas estão paradas em função do redirecionamento dos esforços da instituição para o combate ao novo coronavírus, como adequação financeira, informatização do SUS e desenvolvimento da regulação a partir da atenção básica
A gestora também destacou o importante trabalho desenvolvido pelo Conasems para a efetivação de uma Atenção Básica com maior resolutividade, assim como o trabalho diário dos Cosems de acompanhar as redes municipais de saúde por todo o País visando ao fortalecimento do Sistema Único de Saúde.
O debate contou com a presença ainda de Andreia Passamani, secretária municipal de Saúde de Santa Teresa (ES), que abordou o tema “Análise crítica da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) e seus desdobramentos”; Hisham Hamida, secretário municipal de Saúde de Goianésia (GO), com a temática “Propostas do Ministério da Saúde para AB: O que deu certo? Como garantir a continuidade?”; e Márcia Huçulak, secretária municipal de Saúde de Curitiba (PR), que explanou sobre “Reorganização da AB no enfrentamento ao Covid-19”.
Assista à palestra completa aqui.
Etapa II
Nesta edição, totalmente on-line, os webinários sobre a temática são realizados em duas partes, com objetivo de ampliar o debate. “O percurso da Atenção Básica nos últimos 4 anos” foi a primeira etapa da discussão sobre o tema, cuja segunda parte, “Como garantir os avanços da Atenção Básica no próximo ciclo da gestão municipal?”, acontecerá no dia 28 de agosto.
|
Piauí leva mais de 50 inscritos para o 11º Congresso Norte e Nordeste de Gestão Municipal do SUS em São Luís Data/Hora: 18/05/2026 14:51:09 |
|
XV Congresso do Cosems-PI reúne mil inscritos e destaca desafios e inovações para o SUS Data/Hora: 28/04/2026 10:31:33 |
|
11ª Mostra Piauí Aqui Tem SUS divulga a menção honrosa das experiências exitosas selecionadas para etapa nacional Data/Hora: 24/04/2026 17:35:10 |
|
Confira salas e ordem das apresentações orais na 11ª Mostra Piauí Aqui Tem SUS Data/Hora: 20/04/2026 16:57:00 |
|
Confira a lista de selecionados para a etapa de apresentações orais na 11ª Mostra Piauí Aqui Tem SUS Data/Hora: 15/04/2026 13:48:33 |
| Leia todas as notícias |
|---|