O Conselho de Secretaria Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI) participou, nesta terça-feira (17), de solenidade alusiva à Campanha Novembro Azul realizada pelo Governo do Estado do Piauí e pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). A vice-presidente do Cosems-PI e secretária municipal de Saúde de Capitão Gervásio Oliveira, Leopoldina Cipriano, representou a entidade no evento.
A Campanha Novembro Azul no Piauí, que tem como tema este ano “Homem que se cuida tem atitude”, tem como objetivo conscientizar o público masculino para o diagnóstico precoce do câncer de próstata, além de outros cânceres como o de pênis e de boca. Durante a campanha, serão realizadas ações para conscientizar o público masculino sobre a importância dos cuidados com a saúde, como o lançamento do Cartão de Saúde dos Caminhoneiros e das Caminhoneiras, que é uma iniciativa do Ministério da Saúde e o projeto de Prevenção do câncer de pênis no homem piauiense.
A vice-presidente do Cosems-PI, Leopoldina Cipriano, ressalta a importância da campanha para a prevenção e diagnóstico precoce dessas doenças. “Nós sabemos que a prevenção e o diagnóstico precoce fornecem ao paciente uma chance maior de cura e aumento de sobrevida e campanhas como o Outubro Rosa, Novembro Azul, entre outras, são de suma importância para a quebra de tabus e disseminação de informações entre a população”, afirma.
Em sua fala, o governador Wellington Dias apresentou os pontos positivos da pauta sobre os cuidados com a saúde do homem. “É um pauta muito importante, todos temos contato com ela de alguma forma e os cuidados e a prevenção são pontos importantes que precisam ser reforçados a cada momento. Precisamos quebrar o preconceito que existe quando se trata do homem cuidado da sua própria saúde, somente assim vamos conseguir salvar mais vidas”, frisou.
O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, destaca as funcionalidades da carteira de saúde dos(as) caminhoneiros(as). “Dentro desse trabalho nós estamos trazendo a questão da carteira do caminhoneiro, que vai permitir ao pessoal dessa classe tão importante se utilizar dos serviços da rede pública de saúde. A identificação precoce de doenças aumentam as chances de um tratamento eficaz”, disse.
Com informações da Ascom Sesapi.
|
Piauí leva mais de 50 inscritos para o 11º Congresso Norte e Nordeste de Gestão Municipal do SUS em São Luís Data/Hora: 18/05/2026 14:51:09 |
|
XV Congresso do Cosems-PI reúne mil inscritos e destaca desafios e inovações para o SUS Data/Hora: 28/04/2026 10:31:33 |
|
11ª Mostra Piauí Aqui Tem SUS divulga a menção honrosa das experiências exitosas selecionadas para etapa nacional Data/Hora: 24/04/2026 17:35:10 |
|
Confira salas e ordem das apresentações orais na 11ª Mostra Piauí Aqui Tem SUS Data/Hora: 20/04/2026 16:57:00 |
|
Confira a lista de selecionados para a etapa de apresentações orais na 11ª Mostra Piauí Aqui Tem SUS Data/Hora: 15/04/2026 13:48:33 |
| Leia todas as notícias |
|---|