logo_cosemspi

Cosems-PI participa de primeira reunião do ano do Conselho Estadual de Saúde

  Data e Hora: 10/01/2023 16:55:51

Membro da Diretoria do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI), a Secretária Municipal de Saúde de Miguel Leão, Neuza Cunha, representou a entidade durante a primeira reunião do Conselho Estadual de Saúde (Cespi), realizada nesta terça-feira (10), na sede da entidade. O encontro teve como objetivo dar conhecimento à agenda de governo para a saúde da nova gestão da Secretaria Estadual de Saúde.

Na oportunidade, foram apresentadas as prioridades do Plano de Governo e as ações prioritárias para o primeiro trimestre de 2023. Dentre elas, esteve em foco a realização de concurso público para ocupação de vagas nas secretarias municipais de Saúde, possibilidade que está sendo estudada pelo Governo do Estado.

“Isso está em análise da Sesapi com o governador. Estamos em busca da melhor forma de resolver esses problemas. A gente sabe que muita gente, hoje, na Sesapi que trabalha por meio de uma contratação que não é tão forte e segura, mas são muitas pessoas que estão há cerca de 20 anos na saúde pública. Um problema social poderá ser gerado, se for ofertado um concurso para preencher todas essas vagas”, explicou Antônio Luiz Soares, Secretário de Estado da Saúde.

Além do debate sobre a agenda do Governo, a reunião também abriu espaço para a leitura e aprovação da ata da última reunião realizada em 2022, para Informe das Comissões Organizadoras 9ª Conferência Estadual de Saúde do Piauí e apresentação do balanço de ações e relatórios das Comissões do Cespi.

“Participamos da reunião do Conselho, onde o Cosems também tem assento e está na comissão da 9ª Conferência Estadual de Saúde. Viemos aqui para ouvir as propostas e dar continuidade à parceria com o Cespi, além de iniciar o diálogo com o secretário Antônio Luiz, para dizer que o Cosems está à disposição, para que esse bom relacionamento continue”, finalizou a diretora Neuza Cunha.