A Diretora do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí (Cosems-PI), Neuza Cunha, participou, na manhã desta terça-feira (02), da mobilização da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Multivacinação, voltada à atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente menor de 15 anos. A atividade foi promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) em Teresina.
O objetivo da mobilização é ofertar todas as vacinas do calendário nacional e atualizar o esquema de vacinação dessa faixa etária para que haja aumento nas coberturas vacinais, essencial para o controle, eliminação e erradicação de doenças preveníveis pela vacinação.
Durante o evento, a Coordenadora Estadual de Imunizações, Kassia Karoline Barros Fortes Miranda, afirmou que, apesar das dificuldades, o Piauí segue com bom desempenho quanto à cobertura vacinal. “Sobre a vacinação contra a Influenza, nós ficamos em primeiro lugar. Mesmo não tendo atingido a cobertura total, estamos de parabéns. Vamos continuar com esse papel, estamos conseguindo melhorar”, contou a gestora.
Segundo a Secretária Municipal de Saúde de Miguel Leão e representante do Cosems-PI no evento, Neuza Cunha, a população dá preferência à busca pela vacina contra a Covid-19, mas negligencia os demais imunizantes. “Vemos essa preocupação dos municípios em fazer a busca ativa dessas pessoas não vacinadas, porque as doenças estão aí, são doenças que estão voltando, como poliomielite, sarampo, rubéola, e isso é muito preocupante por conta de as pessoas não vacinarem”, explicou.
A gestora também manifestou ciência em relação à situação dos municípios que não recebem as vacinas em quantidades e períodos corretos. “Estamos atentos a isso e o Cosems-PI, como sempre, está focado em buscar essa mobilização dos municípios e está sempre à disposição para que consigamos melhorar os índices de cobertura vacinal”, completou.

Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Multivacinação
A Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Multivacinação será realizada entre os dias 8 de agosto e 9 de setembro de 2022, sendo o dia 20 de agosto o “Dia D” de divulgação e mobilização nacional.
|
Piauí leva mais de 50 inscritos para o 11º Congresso Norte e Nordeste de Gestão Municipal do SUS em São Luís Data/Hora: 18/05/2026 14:51:09 |
|
XV Congresso do Cosems-PI reúne mil inscritos e destaca desafios e inovações para o SUS Data/Hora: 28/04/2026 10:31:33 |
|
11ª Mostra Piauí Aqui Tem SUS divulga a menção honrosa das experiências exitosas selecionadas para etapa nacional Data/Hora: 24/04/2026 17:35:10 |
|
Confira salas e ordem das apresentações orais na 11ª Mostra Piauí Aqui Tem SUS Data/Hora: 20/04/2026 16:57:00 |
|
Confira a lista de selecionados para a etapa de apresentações orais na 11ª Mostra Piauí Aqui Tem SUS Data/Hora: 15/04/2026 13:48:33 |
| Leia todas as notícias |
|---|