logo_cosemspi

Cosems-PI participa de debate virtual promovido pelo Conass sobre Guia Orientador

  Data e Hora: 27/06/2020 10:42:51

O Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI) participou, nesta sexta-feira (26), de debate virtual promovido pelo Conselho das Secretarias Estaduais de Saúde (Conass) para tratar sobre o Guia Orientador para o Enfrentamento da Pandemia Covid-19 na Rede de Atenção à Saúde. A entidade piauiense foi representada pela consultora Socorro Candeira. 

O Guia Orientador para o Enfrentamento da Pandemia Covid-19 na Rede de Atenção à Saúde foi confeccionado pelo Conass e pelo Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), com apoio do Hospital Albert Einstein (SP), visando ao reforço das ações de saúde para as outras condições que não a Covid-19, tendo em vista que a mobilização da saúde frente à pandemia tende a desorganizar o sistema. 

Em sua fala, Socorro Candeira destacou que o Guia Orientador é um instrumento de trabalho que permite facilitar e agilizar a atuação dos gestores de saúde neste momento de combate à Covid-19. “O Guia veio para facilitar. Quando fazemos a apresentação do documento, alguns gestores perguntam se precisarão fazer seu Plano de Enfrentamento, mas esse plano já está no Guia. Ele permite uma melhor organização do processo de trabalho para que se possa cumprir os compromissos da gestão municipal frente à população”, declarou a consultora piauiense, que se disse honrada por poder representar o Cosems no debate nacional sobre a ferramenta. 

Socorro Candeira frisou também a boa receptividade dos gestores municipais de saúde ao documento. “Temos resultados preliminares de pesquisa que já nos deixam felizes. A atenção primária dos municípios do Piauí, na fala de seus gestores, está organizada”, pontuou. 

 Nilo Bretas, coordenador técnico do Conasems, ressaltou que o documento já está em implantação em 23 estados. “O Guia não traz nenhuma inovação em orientação, mas na forma de apresentação. Nós sistematizamos as novas notas técnicas, somando orientações dos diversos conselhos profissionais e organizamos na forma da rede de Atenção Primária em Saúde”, enfatizou.

Presenças 

Participaram, ainda, do debate a assessora técnica do Conass Maria José Evangelista; o consultor do Conass Marco Antonio Bragança; o coordenador-geral de Economia da Saúde do Departamento de Economia da Saúde, Investimentos e Desenvolvimento da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde, Átila Szczecinski Rodrigues; Cristiane Moura Fé, da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí. O debate foi mediado pela jornalista do Conass Ligia Formenti.
Confira o debate na íntegra aqui: https://www.youtube.com/watch?v=qMG4aF5W4lg.