O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí (Cosems-PI) participou, nesta terça-feira (14), de um treinamento promovido pela Associação Piauiense de Municípios (APPM) e pela Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS) para esclarecer dúvidas de gestores e técnicos municipais de saúde sobre os protocolos usados no Sistema Eletrônico de Informação (SEI). O SEI é uma ferramenta que permite a produção, a edição, a assinatura e o trâmite de documentos administrativos de forma integralmente digital.
Representantes da FMS apresentaram as ferramentas e funcionalidades do SEI e também esclareceram dúvidas levantadas pelos presentes. A chefe do núcleo de Órteses e Próteses da Diretoria de Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria da Fundação Municipal de Saúde de Teresina (DRCAA/FMS), Kaline Castelo Branco, foi uma das responsáveis pela apresentação do sistema e ressaltou a relevância da informatização das gestões municipais. “O peticionamento eletrônico é uma forma de gestão administrativa dos processos que visa à redução de despesas, do gasto com papéis, além de oferecer maior visibilidade e transparência às ações da administração pública”, explica.
Presente ao evento, a Presidente do Cosems-PI e Secretária Municipal de Saúde Oeiras, Auridene Moreira, ressaltou o papel da entidade como colaboradora nas ações que buscam a melhoria do desempenho dos órgãos de saúde. “Nós nos colocamos nessa posição para levantarmos qualquer tema, qualquer assunto, de acordo com a realidade de cada municípios”, disse. A gestora também destacou a *expressiva participação de técnicos e gestores das secretarias municipais de saúde no treinamento.
A Coordenadora de Atenção Básica do município de Francinópolis, Amparo Oliveira, participante do Seminário, avaliou o evento como positivo esalientou a relevância das temáticas tratadas. “Acredito que com essa explanação iremos conseguir melhorar ainda mais a qualidade dos serviços que ofertamos”, destaca.
SEI
O SEI é um sistema de gestão de processos e documentos eletrônicos, que tem como algumas de suas principais características: a comunicação de novos eventos em tempo real; e atuação simultânea de várias unidades em um mesmo processo, ainda que distantes fisicamente, reduzindo o tempo de realização das atividades.
Cosems-PI destaca a importância da participação dos municípios na Oficina sobre a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Pessoa Privada de Liberdade Data/Hora: 10/09/2024 12:19:10 |
1ª edição do workshop Qualificar para Apoiar é encerrada com avaliação positiva Data/Hora: 04/09/2024 21:13:23 |
Qualificar para Apoiar: Cosems-PI promove capacitação voltada para o fortalecimento do Apoio nas Regiões de Saúde Data/Hora: 03/09/2024 19:36:16 |
Em Brasília, presidente do Cosems-PI participa de agenda institucional em prol do SUS Data/Hora: 30/08/2024 19:02:34 |
Gestores municipais de saúde participam das discussões da 2ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Piauí Data/Hora: 29/08/2024 21:04:32 |
Leia todas as notícias |
---|