logo_cosemspi

Cosems-PI participa de abertura do curso Indicadores Epidemiológicos da APS, com ênfase nos sistemas de informação

  Data e Hora: 02/03/2021 09:28:03

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI) participou, na tarde desta segunda-feira (1º), da abertura do curso Indicadores Epidemiológicos da APS, com ênfase nos sistemas de informação. Durante a mesa de abertura do evento, a Presidente do Cosems-PI, Auridene Moreira, ressaltou a importância da continuidade das ações de Saúde nos municípios em relação a outras doenças mesmo durante a pandemia.

O curso é uma promoção do Centro de Inteligência em Agravos Emergentes Tropicais e Negligenciados (Ciaten), em parceria com o Cosems-PI, a Universidade Federal do Piauí (UFPI), a Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS) e a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi).

A formação visa o aperfeiçoamento de gestores e equipes de eAB e eSF para o preenchimento das fichas de qualificação do conjunto de indicadores que compõem o incentivo financeiro de Pagamento por Desempenho da Atenção Primária à Saúde (APS) para os anos de 2020 e 2021 no âmbito do Programa Previne Brasil.

Na oportunidade, a Presidente do Cosems-PI, Auridene Moreira, enfatizou os desafios dos gestores de Saúde neste período pandêmico. “O desafio neste momento tem sido muito grande, porque, além de nós estarmos no enfrentamento de uma pandemia, nós precisamos continuar mantendo todas as ações de Saúde que vêm acontecendo dentro dos municípios. Todos os dispositivos de Saúde realmente precisam ter uma continuidade nas suas ações”, destacou.

A pró-reitora de Extensão e Cultura da UFPI, Deborah Matos, ressaltou a importância do objeto do curso em questão. “O objeto desse curso se atenta a uma questão de muita importância para o nosso estado, que é a de que o recurso hoje disponível pelo Governo Federal, em Brasília, possa vir e chegar ao estado do Piauí, pois de nada adianta o Governo Federal instituir programas e financiamentos, quando esses recursos não são capazes de chegar até essas populações mais vulneráveis”, frisou.

O coordenador geral do Ciaten, doutor Carlos Costa, evidenciou qual a função do Centro. “É a essência do Ciaten nós chegarmos à raiz dos níveis de Saúde, que é onde está o contato direto da medicina, da atenção à Saúde e do paciente; é o momento em que se congregam o Estado e a sociedade”, afirmou

Após a mesa de abertura, a professora Dorcas Lamounier fez uma apresentação geral do curso e deu início ao primeiro módulo da formação.