logo_cosemspi

Cosems-PI marca presença no 1º dia de Congresso Norte e Nordeste

  Data e Hora: 04/11/2022 08:13:38

Com mais de 3 mil inscritos, teve início, nesta quinta-feira (03), o 8º Congresso Norte-Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde, realizado em Aracaju – SE. O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI) participa do evento com uma delegação formada por Diretoria, Apoiadores, Gestores e Técnicos municipais e Profissionais de saúde que atuam no SUS no estado.

O primeiro dia teve em sua programação Exposição de Experiências Exitosas do Norte e Nordeste, Mesas sobre: Escuta da Atenção Primária à Saúde, Financiamento e Governança, Regionalização e RAS. E oficinas sobre Telessaúde: Hospitais de Excelência PROADI, IMUNIZASUS, Financiamento: Elaboração e Execução dos Orçamentos, Avaliação: “O Aprendizado das Mostras de Experiências” e GT Assistência Farmacêutica. A solenidade de abertura foi realizada ao final do dia de atividades.

A Vice-Presidente do Cosems-PI e Secretária Municipal de Saúde de Miguel Alves, Leopoldina Cipriano, participou da Mesa de Escuta da Atenção Primária à Saúde e ressaltou a importância do tema. “Essa mesa é de extrema importância, pois foi uma proposta do Conasems para ouvir gestores de todo o Brasil e saber os desafios, dificuldades e necessidades para avançar e garantir que a Atenção Primária seja resolutiva. Essa é uma discussão específica para cada região e essa mesa vem de encontro a essa necessidade, sendo a mesa com maior participação dos gestores e profissionais que buscam garantir a melhoria da Atenção Primária no país”, afirmou a gestora.

Para o Presidente do Conasems, Wilames Freire, o encontro é importante para discussão de temas que serão levados aos novos governantes do país, no próximo ano. “Estamos reunidos após dois anos de pandemia, refletindo o potencial da saúde pública do Brasil, dos Cosems e dos Secretários Municipais. Daqui, tiraremos grandes propostas, até porque o Conasems precisa estar subsidiado com ideias, com demandas dos municípios para podermos, em janeiro, apresentar ao novo governo as nossas propostas”, explicou.

“É um momento extremamente rico; essa oportunidade que temos de reunir, durante três dias, secretários, técnicos, assessores que compõem as onze regiões de saúde do nosso estado. Conseguimos trazer uma quantidade muito boa de pessoas que representam o SUS no Piauí. Além do Norte e Nordeste, temos outras regiões participando. Temos distribuídas, em várias salas, muitas mesas temáticas tratando de temas relevantes”, avaliou a Presidente do Cosems-PI e SMS de Oeiras, Auridene Freitas.

Compondo a delegação piauiense, a SMS de Sebastião Leal, Elaine Cristina, também definiu como positiva a realização do Congresso Norte-Nordeste. “Quando a gente vem a um congresso desse nível é para buscar experiências, informações, para levar para o nosso município. As discussões desse primeiro dia foram bastante relevantes, são assuntos do nosso dia a dia da Atenção Básica que já vêm sendo discutidos e, a cada vez, aprendemos mais para colocar esses ensinamentos em prática”.

O Congresso segue até o próximo sábado (05), com programação recheada de discussões a respeito de temas relevantes para a saúde pública das duas regiões de destaque no evento.