logo_cosemspi

Cosems-PI inicia novo ciclo de reuniões de CIR com a presença de representantes do Ministério Público

  Data e Hora: 15/04/2021 17:03:31

As reuniões das Comissões Intergestoras Regionais (CIR) reiniciaram o ciclo nesta quinta-feira (15) com encontro do território Vale do Rio Guaribas. A reunião, realizada por videoconferência, contou, também, com a presença de representantes do Ministério Público do Piauí (MPPI) e da Secretaria de Saúde do Estado do Piauí (Sesapi).

Entre as pautas foram discutidas a homologação do Grupo Condutor Regional da Rede de Urgência e Emergência (RUE) do território; a colaboração entre os municípios da região para a implementação de combate à Covid-19, especificamente a ampliação de leitos; as informações com vista aos instrumentos de planejamento de gestão; e outras pautas solicitadas pelos municípios.

Durante a reunião, a promotora de Justiça Tallita Bezerra evidenciou a situação da rede hospital na região com o aumento de casos de Covid-19. “Nossa preocupação maior é que o Hospital Regional de Picos é a referência para toda a região e a gente está vendo que, infelizmente, a pandemia não acabou e os casos só vêm aumentando. A gente percebe que o hospital de Picos está bem sobrecarregado. Eu venho aqui pedir para que todos os municípios de alguma forma se articulem para evitar a disseminação ainda mais da doença”, disse.

A coordenadora da CIR do Vale do Rio Guaribas, Maria Lúcia de Carvalho, enfatizou que este é o cenário nos municípios após os feriados prolongados. “A gente vem fazendo a nossa parte, mas é muito difícil porque a população tem uma resistência e uma coisa que nos prejudicou muito foi essa imensidão de feriados. O governador quando coloca 10 dias feriados fica praticamente impossível os municípios segurarem as pessoas em casa”, afirmou.

“Além das medidas de distanciamento, acredito que devemos focar também no aumento de leitos clínicos e de UTI no Hospital Justino Luz, que está sobrecarregado. Isso para não entrarmos no caos de ver pessoas morrendo sem o devido atendimento. Essa articulação entre os prefeitos/secretários é de extrema necessidade para esse implemento de leitos. Na Ação que o MP ajuizou ano passado, há dados sobre a necessidade de possuir mais UTIs e leitos clínicos em razão da quantidade de municípios e pessoas abrangidas”, frisou a promotora de Justiça Karine Xavier.

Grupo condutor da RUE

A coordenadora do Grupo de Trabalho do PAR-RUE, Katharini Barbosa, apresentou a atualização da composição do Grupo Condutor Regional da RUE do território do Vale do Rio Guaribas, que foi homologada na reunião.

O grupo é composto: pelos secretários municipais de Saúde dos municípios de Picos, Santa Cruz, Paulistana, Pio IX, Fronteiras, Ipiranga, Itainópolis, Simões, Bocaina; pela Direção Hospital Justino Luz; pelas coordenação geral do SAMU e regional de Saúde de Picos; pelos apoiadores da SESAPI; pelas apoiadoras do Cosems-PI, Amanda Pinheiro e Socorro Moura.

Outras pautas

Ainda na reunião, Valtânia Leite, gerente de planejamento da Sesapi, tratou sobre informações sobre instrumentos de planejamento, tais como: Plano de Saúde, Programação Anual de Saúde, Relatório Anual de Saúde e os Relatórios Quadrimestrais.

Na reunião, foram discutidas, também, a solicitação da expansão do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para o município de Jacobina do Piauí, com uma ambulância de suporte básico de vida; a apreciação, ciência e aprovação pelos membros de valores de custeio recebidos pelos municípios da região; a solicitação de implantação de uma unidade de suporte básico do SAMU para o município de Fronteiras; e outras pautas apresentadas no decorrer do encontro.

O cronograma de reuniões de CIR segue nesta sexta-feira (16) com o território Chapada das Mangabeiras.