logo_cosemspi

Cosems-PI e Sesapi encerram ciclo de Encontros Macrorregionais em Teresina e Parnaíba

  Data e Hora: 13/12/2024 09:07:09

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí (Cosems-PI) e a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) encerraram, nesta quinta-feira (12), os encontros realizados nas Macrorregiões de Saúde do Piauí, eventos organizados pelas equipes técnicas das entidades. Dentre as pautas tratadas, estiveram o Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE), o SUS Digital e o Planejamento Regional Integrado (PRI). O objetivo foi traçar estratégias de fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) do Piauí junto aos municípios.

Os encontros foram iniciados nas Macrorregiões de Saúde Semiárido e Cerrado, sediadas nos municípios de Floriano e Picos, no dia 10 de dezembro. Dulce Orminda, diretora do Cosems-PI e secretária municipal de saúde de Francinópolis, acompanhou os debates em Picos e pontuou que as pautas trabalhadas são temáticas atuais e fundamentais para a saúde pública do Piauí. A gestora destacou, ainda, a importância das discussões para a gestão do SUS dos municípios presentes.

Já em Teresina, no segundo dia, o diretor da Unidade de Planejamento da Sesapi, Clécio Lopes, enfatizou os resultados esperados das ações realizadas: “Essas ações vão resultar na pactuação junto aos novos gestores, promovendo um esforço conjunto para levar mais serviços de saúde aos piauienses, tanto na média quanto na alta complexidade, com a qualidade e competência que a população merece no âmbito do SUS”, destacou.

Em paralelo com as atividades da Capital, a presidente do Cosems-PI e secretaria municipal de saúde de Miguel Alves, Leopoldina Cipriano, compareceu no encontro de Parnaíba, sede da Macrorregião Litoral, e afirmou que os espaços de discussão são essenciais para a construção coletiva de um SUS fortalecido nas Regiões de Saúde. “São encontros que reúnem técnicos da Sesapi, do Cosems-PI, profissionais e secretários municipais de saúde em prol de um objetivo em comum: a melhoria dos serviços de saúde prestados à população”, concluiu.