logo_cosemspi

Cosems-PI e Sesapi debatem dificuldades dos municípios durante reunião da CIB

  Data e Hora: 04/08/2022 17:56:03

A Comissão Intergestores Bipartite (CIB) realizou, na manhã desta quarta-feira (03), reunião ordinária virtual para debater pautas importantes relacionadas à saúde pública dos municípios piauienses. Diversas demandas foram discutidas e aprovadas durante o encontro, garantindo melhorias para o serviço público de saúde.

Dentre elas, está a destinação de uma Emenda Parlamentar, no valor de R$ 19 milhões, para a criação de um projeto de oftalmologia em Teresina, apresentada pelo Senador Marcelo Castro. Também foi a aprovada a criação de um serviço de hemodiálise na região da Serra da Capivara, que será instalado no município de São Raimundo Nonato, na Casa de Saúde São José.

A saúde mental também foi destaque na reunião da CIB. A implantação de uma Equipe Multiprofissional de Atenção Especializada em Saúde Mental (AMENT) foi aprovada para os municípios de Matias Olímpio, Itainópolis, Regeneração e José de Freitas, como uma estratégia de atenção integral às pessoas com transtornos mentais moderados.

O espaço de discussões foi utilizado ainda para relatos dos secretários a respeito de problemas encontrados em alguns hospitais da rede pública. Os municípios de Curralinhos, Lagoa do Piauí, Monsenhor Gil e Miguel Leão manifestaram dificuldade de acesso ao Hospital de Demerval Lobão nos últimos três meses. Já a Secretaria Municipal de Saúde de Sigefredo Pacheco relatou sobre a falta de leitos do Hospital de Campo Maior, que está deixando de atender a população da região por conta do problema.