Na manhã desta quarta-feira (21), o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI) participou de reunião promovida pela Associação Piauiense de Municípios (APPM) para discutir a regularização de pagamento à Empresa Reabilitar,
referente ao sistema de transporte de pacientes eletivos do território de desenvolvimento Entre Rios.
Durante a reunião, que contou, também, com a presença de prefeitos da região e seus respectivos secretários de saúde, contadores e assessores jurídicos, foi debatido os serviços e a constância do projeto Transporte Sanitário no território.
O Presidente da APPM, Paulo César Morais, apresentou a situação atual do programa. “Esse programa foi em 2015/2016, na gestão do ainda presidente Arinaldo (Leal), só que o contrato não foi aditado, ou seja, não tem aditivo há muito tempo, salvo engano, desde 2017”, disse.
A Vice-presidente do Cosems-PI, Leopoldina Cipriano, explicou o processo de estabelecimento do programa na região Entre Rios. “Na verdade, o projeto foi idealizado pelo Banco Mundial com o intuito de beneficiar os municípios que fazem parte da região metropolitana, não só no Piauí, mas em todas as regiões do país. O projeto foi elaborado pelo Cosems-PI e pela Sesapi.”, ressaltou.
A gestora destacou, ainda, a falta de comunicação entre a empresa prestadora e os municípios. “Os municípios, assim, como a Sesapi são responsáveis pelo financiamento do transporte e precisam participar das tomadas de decisões.” ressaltou.
O secretário de saúde de Água Branca, Amilton Feitosa, ressaltou a importância do transporte de pacientes. “O mais importante, principalmente agora nesse período de pandemia, é que a gente precisa ter um transporte sanitário de segurança para a gente levar o pessoal para Teresina, principalmente os portadores de doenças crônicas”, afirmou.
Após as discussões, foram acertadas a realização de reunião com empresa prestadora do serviço e a criação de uma comissão com representantes da APPM, Cosems-PI, da Associação dos Municípios da Micro Região do Médio Parnaíba (AMPAR) e de secretários de saúde do território Entre Rios para tratar do projeto.
|
Piauí leva mais de 50 inscritos para o 11º Congresso Norte e Nordeste de Gestão Municipal do SUS em São Luís Data/Hora: 18/05/2026 14:51:09 |
|
XV Congresso do Cosems-PI reúne mil inscritos e destaca desafios e inovações para o SUS Data/Hora: 28/04/2026 10:31:33 |
|
11ª Mostra Piauí Aqui Tem SUS divulga a menção honrosa das experiências exitosas selecionadas para etapa nacional Data/Hora: 24/04/2026 17:35:10 |
|
Confira salas e ordem das apresentações orais na 11ª Mostra Piauí Aqui Tem SUS Data/Hora: 20/04/2026 16:57:00 |
|
Confira a lista de selecionados para a etapa de apresentações orais na 11ª Mostra Piauí Aqui Tem SUS Data/Hora: 15/04/2026 13:48:33 |
| Leia todas as notícias |
|---|