logo_cosemspi

Cosems-PI discute a falta de profissionais de saúde nas regionais

  Data e Hora: 03/02/2022 13:50:32

Nesta terça-feira (2), o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí (Cosems-PI) participou de reunião técnica com a equipe do Hospital Tibério Nunes e gestores de saúde dos territórios Rios Piauí e Itaueira e Tabuleiro Alto Parnaiba. O objetivo do encontro foi debater a regulação e a contrarreferência de pacientes, pertences de pacientes e acompanhantes, ambulância para transporte de pacientes regulados de Floriano para Teresina, retorno sobre a realização de cirurgias dos pacientes cadastrados.

Durante a reunião, os presentes destacaram os problemas que vem afetando o atendimento médico no Hospital Tibério Nunes e na saúde pública das regiões. Na oportunidade, foram também enumeradas falhas na comunicação dos municípios, que prejudicam a discussão de medidas mais eficientes nos territórios.

Desse modo, foram também pontuadas as dificuldades enfrentadas nos hospitais como o acolhimento, as precariedades estruturais, disponibilidade de ambulâncias, salários de profissionais de saúde em atraso e problemas com a escassez de recursos. O diretor do Hospital Regional de Saúde Dirceu Arcoverde, Patrick Costa, comenta a necessidade de os municípios se apoiarem mutuamente para gerenciar essas situações. “Nós precisamos aprender a trabalhar em conjunto em nossos hospitais para que possamos enfrentar juntos essas complicações de forma resolutiva”, afirma.

Na ocasião, a Vice-presidente do Cosems-PI e Secretária Municipal de Saúde de Miguel Alves, Leopoldina Cipriano, destacou a importância de um plano estratégico de saúde da família para que não haja falta de profissionais nos municípios. “Vamos buscar meios para que os nossos profissionais estejam disponíveis para os municípios”, afirma, enfatizando que para isso acontecer os pagamentos devem estar regulados. “Sabemos que há lugares com extensas dívidas de salários, os profissionais não irão trabalha sem remuneração”, relata.

Nesse sentido, os gestores deliberaram que os assuntos discutidos na reunião sejam pautados na Comissão de Intergestores Regionais (CIR).