logo_cosemspi

Cosems-PI destaca a importância da participação dos municípios na Oficina sobre a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Pessoa Privada de Liberdade

  Data e Hora: 10/09/2024 12:19:10

Nos dias 9 e 10 de setembro, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí (Cosems-PI) participou da Oficina sobre a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Pessoa Privada de Liberdade, evento promovido pela Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) com o intuito de debater e melhorar as estratégias de execução da política. O evento também buscou reforçar a integração entre os diversos setores que atuam na promoção da saúde da população privada de liberdade.

A formação foi ministrada por profissionais da área da saúde da Sesapi e da Secretaria de Estado da Justiça do Piauí (Sejus), que trataram do panorama geral da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Pessoa Privada de Liberdade e a estrutura e funcionamento da política. Também foram trabalhados temas relacionados às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), além do estudo sobre tuberculose e hanseníase no sistema prisional.

O diretor do Cosems-PI e secretário municipal de saúde de Altos, Helielson Fonseca, reforçou a importância da participação ativa de profissionais dos municípios para que a oficina alcance bons resultados e, a partir disso, o Piauí possa garantir o acesso à saúde para a população encarcerada.

“Nós estamos aqui para aprender, dialogar e trocar saberes para que possamos atender essa população. Importante destacar a presença de todos vocês, profissionais de saúde dos municípios para a elaboração de estratégias em saúde direcionadas às pessoas privadas de liberdade”, salientou.

De acordo com a gerente de Atenção Primária à Saúde da Sesapi, Bhassia Barroso, resolver as dificuldades presentes na área da saúde do sistema carcerário é o foco da oficina.

“O nosso objetivo é superar todos os tipos de dificuldade e ampliar a oferta de serviços de assistência para essas pessoas. O Piauí conta, atualmente, com sete equipes já implantadas. Nossa meta é fortalecer e avançar com essa política em todo o estado do Piauí”, destacou.