logo_cosemspi

Cosems-PI busca APPM para parceria em prol dos municípios piauienses

  Data e Hora: 27/02/2023 15:55:56

Nesta segunda-feira (27), a Presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI), Auridene Freitas, acompanhada da Secretária Executiva da entidade, Goretti Pereira, e da Secretária Municipal de Saúde de Massapê do Piauí, Lucinha Carvalho, reuniram-se com o Presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Antoniel de Sousa, para firmar parceria e alinhar ações conjuntas em favor dos municípios do Piauí.

A reunião foi a primeira realizada entre as entidades após a mudança de Presidência da APPM. Na oportunidade, a Presidente do Cosems-PI e Secretária Municipal de Saúde de Oeiras, Auridene Freitas, reforçou a necessidade da presença de gestores municipais nas reuniões das Comissões Intergestores Regionais (CIR) para a tomada de decisões importantes para as regiões de saúde.

“A oportunidade que o Cosems tem de fortalecer os territórios é através da participação dos secretários dentro das discussões nos espaços regionais, de modo que as políticas públicas em saúde sejam fortalecidas nesses espaços”, explicou a gestora.

Outra pauta apresentada pela Presidente do Conselho foi a implantação da Gestão Plena em municípios do Piauí. A APPM se prontificou a elaborar ações conjuntas que auxiliem o processo individualizado com as Secretarias de Saúde que desejam aderir ao modelo de gestão.

“A saúde é uma pasta importantíssima e que merece todo um esforço porque a população precisa e merece utilizar um serviço de qualidade. Para isso, contamos com o trabalho dos técnicos e secretários de saúde, que tem papel fundamental para a construção de políticas públicas eficientes”, destacou o presidente da APPM, Antoniel de Sousa.