logo_cosemspi

“Conversa com o Gestor” tira dúvidas sobre o Piauí Saúde Digital

  Data e Hora: 18/01/2024 17:46:46

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí (Cosems-PI) realizou nesta quinta-feira, 17, a primeira live “Conversa com o Gestor” de 2024, evento que tem o objetivo de debater o fortalecimento da saúde pública em todos os municípios. O tema escolhido para dar início às Conversas, este ano, foi o Programa Piauí Saúde Digital, do Governo do Estado. A escolha se deve à proximidade do fim do prazo estabelecido pelo decreto decreto nº 22613, de 15 de dezembro de 2023, que determina que os municípios que não realizarem a adesão ao Programa até o dia 31 de janeiro não serão incluídos no Piauí Saúde Digital e terão o cofinanciamento suspenso a partir de fevereiro de 2024.

O convidado para conversar com os gestores foi o Superintendente de Gestão da Rede de Média e Alta Complexidade (SUGMAC), da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi),
Dirceu Campêlo. Para Leopoldina Cipriano, presidente do Cosems-PI e SMS de Miguel Alves, o encontro foi realizado para que os gestores municipais tivessem a oportunidade de conhecer os detalhes do funcionamento do Programa e tirar todas as suas dúvidas. “Com todos passos de implantação do Piauí Saúde Digital esclarecidos e com as dúvidas esclarecidas sobre tudo que o Programa tem a oferecer à população, os gestores podem tomar sua decisão sobre a adesão com mais propriedade”, disse Cipriano.

Os gestores fizeram perguntas sobre como seriam entregues resultados de exames, quais os diferenciais do Piauí Saúde Digital para outros programas de telessaúde já disponíveis e sobre a regulação de ortopedia. Falando sobre o que o Programa tem a oferecer, o superintendente Dirceu Campêlo informou que o sistema já está funcionando em Piripiri e Lagoa de São Francisco desde o ano passado. “Já temos resultados contabilizados em Piripiri para compartilhar para os demais municípios piauienses aderirem ao Piauí Saúde Digital, projeto que só tem a ajudar e melhorar os acessos à Saúde em todo o estado”, afirmou o superintendente, que também falou sobre a instalação de 16 Centrais de Exames em cidades sede do Território de Desenvolvimento.