logo_cosemspi

Conversa com o Gestor: Diretor do Fundo Nacional de Saúde discute com gestores a retomada de obras na saúde

  Data e Hora: 21/02/2024 14:49:20

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí (Cosems-PI) realizou, nesta terça-feira (20), mais uma edição da Conversa com o Gestor, ação que tem como objetivo atender as necessidades das gestões municipais de saúde por meio de debates e resolução de dúvidas. A temática do encontro foi sobre a retomada de obras na saúde, referente à Portaria GM/MS nº 3.084, de 15 de janeiro de 2024.O assunto foi conduzido pelo diretor do Fundo Nacional de Saúde, Darcio Guedes.

 

O Pacto Nacional pela Retomada de Obras Inacabadas e Serviços de Engenharia da Saúde é um plano estratégico do Fundo Nacional de Saúde (FNS) que visa melhorar a infraestrutura de saúde do Brasil. Sobre o assunto, Darcio Gudes, diretor do órgão, ressaltou a importância do entendimento dos gestores municipais de saúde sobre a temática em ano de eleições municipais. “A gente está em ano eleitoral e queremos fazer essas discussões sobre ter clareza de como isso vai acontecer antes do segundo semestre”, pontuou.

Presente no encontro, a presidente do Cosems-PI, Leopoldina Cipriano, salientou que a Conversa com o Gestor é um espaço direcionado a todos os secretários de saúde do Piauí e a necessidade de debater o tema apresentado aos gestores. “É importante ter vocês, gestores, conosco discutindo temas como o apresentado pelo Dr. Darcio hoje. Esse espaço é de fortalecimento para as gestões municipais de saúde de nossos municípios”, apontou.