logo_cosemspi

Conferências Municipais de Saúde é tema de Roda de Conversa promovida pelo Cosems-PI

  Data e Hora: 16/09/2021 15:09:44

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI) promoveu, nesta quarta-feira (15), a Roda de Conversa “Conferência Municipal de Saúde em Tempos de Pandemia”. O encontro, que contou com mais de 110 participantes, entre gestores e técnicos municipais de saúde, discutiu os processos de organização e realização destes eventos, durante o período pandêmico.

As Conferências Municipais de Saúde são espaços de discussão de extrema importância para o bom funcionamento da gestão municipal. Por meio delas é possível definir os rumos das políticas que deverão compor o Plano Municipal de Saúde (PMS) e o Plano Plurianual (PPA), além de possibilitar a avaliação da situação de saúde da população e a estrutura das Redes de Serviços e de Atenção à Saúde em um município.

O evento teve como palestrantes a Consultora do Cosems-PI Socorro Candeira; o Engenheiro de Software Wylker Moreno; e o Secretário Municipal de Saúde de Água Branca, Amilton Feitosa; a mediação ficou por conta da Apoiadora Institucional do Cosems-PI Fernanda Tavares.

Durante a abertura do evento, a Vice-Presidente do Cosems-PI e Secretária Municipal de Saúde de Miguel Alves, Leopoldina Cipriano, evidenciou a importância do evento para a realização das Conferências Municipais de Saúde em 2021. “Estamos em um ano atípico em que teremos um pouco mais de dificuldade para está desenvolvendo essas Conferências em virtude da pandemia e de termos que adequar o formato de execução destes eventos”, ressaltou.

Leopoldina Cipriano, Vice-presidente do Cosems-PI

Socorro Candeira, Consultora do Cosems-PI, explicou aos presentes aspectos da preparação e da realização das Conferências. “A etapa de construção da Conferência Municipal de Saúde vai subsidiar o processo de planejamento, então o município deve definir quais são as suas pautas prioritárias e quais são os eixos prioritários que serão discutidos, sempre com o cuidado de está pautando e trabalhando temas que estejam de acordo com os princípios do Sistema Único de Saúde”, destacou.

“Quero alertar aos gestores municipais que a gente não incorra no equívoco de meramente repetir o plano plurianual anterior na expectativa de apenas cumprir uma exigência legal”, evidenciou Ana Maria Eulálio, Diretora da Unidade de Planejamento da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), em relação à construção do PPA.

Wylker Moreno, Engenheiro de Software

Já Wylker Moreno apresentou as funcionalidades da plataforma Zoom para a realização de eventos on-line. “A tecnologia realiza a ponte entre a saída e a chegada de uma informação e facilita bastante. Sei que todos desejamos nos reunir o mais breve possível, mas, enquanto isso não acontece, precisamos ter meios para chegarmos com essa informação até o seu devido destino”, frisou.

Na ocasião, Amilton Feitosa fez um relato da experiência do seu município na preparação da Conferência Municipal de Saúde. “Foram extremamente importantes as ferramentas digitais e a tecnologia para que a gente conseguisse continuar se encontrando para fazermos os nossos planejamentos de saúde e avaliar o que estamos executando”, destacou. “No entanto, o momento da conferência municipal de saúde, optamos por fazer presencial”, acrescentou.

Amilton Feitosa, Secretário Municipal de Saúde de Água Branca

Aproveitando o tema, a Secretária Municipal de Saúde de Miguel Leão, Neuza Cunha, apresentou, também, o relato da realização do evento no seu município. “Quando for fazer a Conferência Municipal, tem que avaliar a situação do município. Nós optamos por fazer presencial porque estávamos tranquilos, a vacinação avançou e os casos de Covid estavam zerados”, enfatizou.

Na oportunidade, os participantes puderam esclarecer dúvidas acerca da temática da Roda de Conversa. Confira abaixo a Roda de Conversa na íntegra: