Nesta quarta-feira (5), o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí (Cosems-PI) reuniu-se, de forma virtual, com representantes do Conselho Estadual de Saúde (CES-PI) e da Gerência de Atenção à Saúde Mental, da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), para discutir a realização das etapas preparatórias do Piauí para a Conferência Nacional de Saúde Mental.
As etapas preparatórias municipais, regionais e estadual têm o objetivo articular, mobilizar e estabelecer diálogos com a sociedade piauiense acerca da Saúde Mental como Direito e em Defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), bem como definir a Delegação do Estado do Piauí para participar da 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental, que acontecerá no período de 17 a 20 de maio de 2022, com o tema “A política de Saúde Mental como direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”.
Iniciando a reunião, o diretor do Cosems-PI e representante da entidade no CES-PI, Paulo Rocha, destacou o objetivo do encontro. “Sabemos que o tempo está muito avançado, pois as etapas municipais devem acontecer até 31 de janeiro, principalmente no início do ano que é um pouco tumultuado, mas objetivo aqui é alinharmos como podemos colaborar para a realização dessas etapas preparatórias, principalmente as regionais, que são hoje a maior dificuldade”, disse.
O representante do CES, Emidio Matos, destacou que as etapas municipais podem ser feitas como plenárias, o que facilitaria o processo para os municípios. “Junto com a Conferência Municipal de Saúde pode ser feita uma plenária com o tema específico da Saúde Mental, para que no mesmo evento sejam feitas as duas coisas”, frisou.
Na oportunidade, a Presidente do Cosems-PI e Secretária Municipal de Saúde de Oeiras, Auridene Moreira, evidenciou o papel da entidade em relação à realização das etapas preparatórias. “O nosso papel é de apoio aos municípios, não só em relação a esse tema, mas todos os temas voltados à saúde nos municípios”, pontuou.
A gestora alertou, ainda, a importância do envolvimento Regionais de Saúde na preparação para a Conferência Nacional de Saúde. “Eu vejo que as regionais precisam estar envolvidas nessa articulação para realização desse processo”, destacou.
Durante o encontro, foi encaminhada a realização de uma reunião ampliada com os diretores das Regionais de Saúde, os Secretários Municipais de Saúde dos Municípios-Sede das Regiões de Saúde e os profissionais de saúde que trabalham diretamente com serviços voltados à Saúde Mental nos municípios para discutir a realização das etapas preparatórias. A reunião está prevista para acontecer na próxima sexta-feira (7), às 19h.
De acordo com a gerente de Atenção à Saúde Mental da Sesapi, Virgínia Pinheiro, esta reunião será um momento de discussão e esclarecimento de dúvidas sobre a realização das etapas preparatórias.
Confira abaixo os documentos que orientam a realização das etapas preparatórias:
DOCUMENTO ORIENTADOR DA 5a CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE MENTAL (5a CNSM)
RESOLUÇÃO CES-PI No 014, DE 08 DE DEZEMBRO DE 2021.
Presidente do Cosems-PI destaca a importância de estratégias que facilitam a gestão municipal do SUS Data/Hora: 20/12/2024 10:58:54 |
Qualificar para Apoiar: Cosems-PI define as atividades prioritárias do Apoio para 2025 Data/Hora: 18/12/2024 18:37:42 |
Cosems-PI recebe prêmio do CNJ durante a Semana do MP-PI Data/Hora: 18/12/2024 15:11:29 |
Planejamento estratégico é destaque na 2ª edição do workshop Qualificar para Apoiar do Cosems-PI Data/Hora: 17/12/2024 17:53:51 |
Cosems-PI participa da 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde Data/Hora: 16/12/2024 10:54:24 |
Leia todas as notícias |
---|