logo_cosemspi

Conasems e secretários municipais de saúde do Piauí discutem alteração na gestão municipal dos hospitais estaduais

  Data e Hora: 27/08/2024 10:39:45

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí (Cosems-PI) recebeu, nesta segunda-feira (19), o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) para apoiar os gestores municipais de saúde na discussão sobre a alteração na gestão municipal dos hospitais estaduais do Piauí, tema pautado na última Comissão Intergestores Bipartite do Estado do Piauí (CIB-PI).

O encontro aconteceu no Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) e reuniu a equipe técnica do Cosems-PI, secretários municipais de saúde de municípios plenos com gestão municipal de hospitais estaduais, o presidente do Conasems, Hisham Hamida, e o secretário-executivo do Conasems, Mauro Junqueira.

 

O presidente do Conasems e secretário municipal de saúde de Pirenópolis/GO, Hisham Hamida, destacou a importância do fortalecimento do diálogo entre o Cosems-PI e os municípios para a deliberação de pautas que envolvem o Sistema Único de Saúde (SUS) no estado. “Os municípios só estarão fortalecidos se estiverem em diálogo com o Cosems e presentes nos espaços de governança. O papel do gestor municipal na CIR, na CIB, na Assembleia do Cosems é de extrema importância para a gestão municipal do SUS”, apontou.

A reunião também foi uma oportunidade para os secretários municipais de saúde apresentarem as dificuldades de seus municípios em relação à regulação de pacientes e a gestão municipal dos hospitais estaduais. “O Cosems-PI está à disposição de todos os 224 municípios do Piauí. Por isso, trouxemos hoje o Conasems para nos apoiar neste momento tão importante para a saúde pública do estado”, enfatizou a presidente do Cosems-PI e secretária municipal de Miguel Alves, Leopoldina Cipriano.

Na sede da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), Cosems-PI, Conasems e gestores de saúde participaram de outra reunião com a Diretoria de Unidade de Controle, Avaliação, Regulação e Auditoria (Ducara), onde foi pactuada a criação de uma comissão estadual com representação do Estado e dos municípios para a construção de uma agenda de trabalho com o intuito de discutir a alteração na gestão municipal dos hospitais estaduais