logo_cosemspi

Conasems, Conass e HBP realizam visita técnica no Piauí

  Data e Hora: 26/02/2024 10:20:43

Nos dias 22 e 23 de fevereiro, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí (Cosems-PI) e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) receberam o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Hospital Beneficência Portuguesa (HBP) em visita técnica no Piauí. As instituições visitaram o estado para conhecer as demandas de saúde pública dos municípios e projetos que envolvem o TeleNordeste e o PlanificaSUS.

Durante o primeiro dia de agenda, os representes do Conasems, Conass e HBP conheceram as dependências da Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa e os fluxos de atendimento de pacientes. Também foi apresentado os resultados dos projetos TeleNordeste e PlanificaSUS com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e gestores dos municípios do Piauí no Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI).

No segundo dia, o colegiado da Comissão Intergestores Bipartite do Piauí (CIB-PI) recebeu o Conass, Conasems e HBP em reunião ordinária. Entre os debates do encontro, foi reforçada a importância do fortalecimento do diálogo entre municípios, estados e União para o desenvolvimento do Sistema Único de Saúde.

Jurandi Frutuoso, secretário executivo do Conass, apontou a relevância dos assuntos discutidos em espaços como a CIB. “Sabemos a importância desse diálogo, de estarmos aqui, de discutirmos algo que interessa a todos nós: o SUS”, ressaltou.

Representando o Conasems, Mauro Junqueira, secretário executivo do Conselho, destacou: “É importante estarmos todos aqui porque é nesse espaço que nós construímos o SUS”, afirmou.

Já a presidente do Cosems-PI e secretária municipal de saúde de Miguel Alves, Leopoldina Cipriano, enfatizou: “É o Conasems e o Conass apoiando o Cosems-PI para que juntos, de forma alinhada, a gente possa buscar recursos e mais investimentos para Sistema Único de Saúde do Piauí”.