logo_cosemspi

Comissão Intergestores Bipartite discute pautas referentes à saúde pública do estado do Piauí

  Data e Hora: 11/08/2021 10:52:59

Aconteceu, nesta terça-feira (10), a 276ª reunião ordinária da Comissão Intergestores Bipartite do Piauí (CIB-PI). Durante o encontro, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI) cobrou da Sesapi o repasse aos municípios dos valores referente ao incentivo de custeio dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps).

“Nós precisamos de uma resposta concreta e um prazo de quando esse recurso será direcionado aos municípios”, destacou a Presidente do Cosems-PI e Secretária Municipal de Saúde de Oeiras, Auridene Moreira.

A gestora solicitou, ainda, que a Sesapi faça, também, o repasse aos municípios dos valores referentes ao cadastro das doses aplicadas de vacina contra a Covid-19 no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI). De acordo com Auridene Moreira, o órgão estadual havia acordado que realizaria a transferência do recurso até 30 de julho, mas até o momento os municípios não receberam estes valores.

Em relação à retomada do cronograma de implantação da regulação nas regiões de saúde, a coordenadora de contratualização dos serviços de saúde do estado, Elizabeth Monteiro, informou aos presentes que a partir de setembro a regulação no município de São João do Piauí entrará em funcionamento.

Sobre a realização de cirurgias eletivas nos hospitais regionais, o superintendente de Gestão da Rede de Média e Alta Complexidade (SUGMAC), Alderico Tavares, enviará ao Cosems-PI um ofício circular com informações acerca da execução desses procedimentos nestes estabelecimentos de saúde.

Outro ponto discutido, na reunião, foi o incentivo financeiro federal de custeio para desenvolvimento de ações de promoção do cuidado integral à saúde do homem na Atenção Primária à Saúde e prevenção do câncer de pênis. A coordenadora da Atenção à Saúde do adulto e do idoso da Sesapi, Valdite Leão, explicou o projeto para a destinação do recurso no estado do Piauí. “Será um curso buscando a melhoria da assistência à saúde do homem nas unidades de saúde, com ênfase no câncer de pênis e na saúde do homem”, ressaltou.

Na oportunidade, também, foi apresentado pela Secretaria Municipal de Saúde de Parnaíba o Projeto de implantação de cirurgias ortopédicas no Instituto Práxis, por meio de auxílio financeiro da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi).

Ainda durante a reunião do Colegiado, foram discutidas outras pautas como a relação nominal dos integrantes e da logomarca da Rede Estadual de Vigilância Sanitária em Micoses Sistêmicas – REVIMIS e a proposta de alteração de alguns itens da lista de materiais permanentes oriundos de emenda parlamentar para o município de Novo Oriente.