Em decisão tomada durante reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB-PI), na tarde desta quinta-feira (3), entre representantes do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI) e da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), foi definido os critérios de divisão dos testes de antígeno para a Covid-19 fornecidos pelo Ministério da Saúde (MS). Na oportunidade foram discutidas também pautas referentes à solicitação do município de Regeneração e o Projeto de Qualificação da Saúde da Mulher.
Durante a reunião, foi pactuada que a distribuição dos testes de Covid-19 aos municípios piauienses. Os critérios serão: estrato populacional, segundo estimativa do IBGE de 2018, e perfil epidemiológico dos municípios, de acordo com dados apresentados no sistema E-SUS Notifica.
A Coordenadora de Epidemiologia do estado, Amélia Costa, enfatizou a importância dos municípios notificarem os casos de Covid-19 no sistema. “Esse contexto de monitoramento de uso dos testes, foi uma iniciativa do Ministério da Saúde para reduzirmos a subnotificação de casos”, acrescentou. Com a pactuação, os testes passarão a ser distribuídos a partir desta sexta-feira (4), para as regionais de Saúde.
Em relação à solicitação do município de Regeneração, a Diretora de Unidade de Descentralização e Organização Hospitalar, Joselma Oliveira, destacou que o requerimento do município refere-se ao pedido do Hospital Municipal Maria de Lourdes Nunes de investimento de recursos do Tesouro Estadual para a compra de equipamentos. A solicitação foi aprovada.
Na oportunidade, a Presidente do Cosems-PI e Secretária Municipal de Saúde de Oeiras, Auridene Moreira, cobrou da Sesapi o cumprimento das pactuações realizadas durante as reuniões de CIB em relação a recursos financeiros aos municípios. “A gente observa que há uma sequência de pactuações que nós fazemos, mas, na verdade, não há um retorno aos municípios”, frisou.
Sobre o processo de descentralização do serviço a ser disponibilizado pelo município de Regeneração, foi evidenciado pelos presentes a necessidade da pauta ser discutida em nível regional pelos municípios que compõem a Comissão Intergestora Regional do território Entre Rios.
Durante a reunião, a Vice-presidente do Cosems-PI e Secretária Municipal de Saúde de Miguel Alves evidenciou as dificuldades enfrentadas pela população de acesso aos hospitais regionais. “Nós sentimos uma queda significativa da qualidade dos serviços prestados por esses hospitais, sem falar da dificuldade de acesso e de resolutividade dos hospitais de Uruçuí, de Bom Jesus e São Raimundo Nonato”, afirmou.
Ainda durante a reunião, foi apresentado a solicitação de auxílio financeiro de emenda parlamentar, para o Hospital São Marcos no valor de R$ 3 milhões e o Projeto de Qualificação de Saúde da Mulher que será promovido pela Coordenação de Atenção à Saúde da Mulher.
|
Piauí leva mais de 50 inscritos para o 11º Congresso Norte e Nordeste de Gestão Municipal do SUS em São Luís Data/Hora: 18/05/2026 14:51:09 |
|
XV Congresso do Cosems-PI reúne mil inscritos e destaca desafios e inovações para o SUS Data/Hora: 28/04/2026 10:31:33 |
|
11ª Mostra Piauí Aqui Tem SUS divulga a menção honrosa das experiências exitosas selecionadas para etapa nacional Data/Hora: 24/04/2026 17:35:10 |
|
Confira salas e ordem das apresentações orais na 11ª Mostra Piauí Aqui Tem SUS Data/Hora: 20/04/2026 16:57:00 |
|
Confira a lista de selecionados para a etapa de apresentações orais na 11ª Mostra Piauí Aqui Tem SUS Data/Hora: 15/04/2026 13:48:33 |
| Leia todas as notícias |
|---|