logo_cosemspi

COE: Cosems-PI defende medidas mais restritivas no combate à Covid-19 no Piauí

  Data e Hora: 28/01/2022 15:18:44

Nesta quinta-feira (27), os membros do Comitê de Operações Emergenciais (COE), da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), reuniram-se para tratar sobre as medidas de controle do aumento de casos de Covid-19 no Piauí. Segundo dados do Painel Epidemiológico da Sesapi, nos últimos 7 dias a média móvel de casos e óbitos, no Piauí, está em alta e o estado já conta 84,2% dos leitos de UTI ocupados.

Na ocasião, a Vice-presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI) e Secretária Municipal de Saúde de Miguel Alves, Leopoldina Cipriano, defendeu a importância de medidas mais restritivas. “Levando em consideração a dificuldade que nós estamos tendo para fechar os diagnósticos de Covid-19 por conta da falta de testes, temos que ser mais rigorosos com essas medidas para reduzir o número de casos”, destacou.

“Nós estamos perdendo o controle. Nos municípios está faltando testes, os leitos para quadro clínico estão cheios e não está tendo lugar para encaminhar os casos mais graves. Então, temos que tomar medidas mais rigorosas, senão não temos como falar em reabertura de escolas”, frisou.

O Superintendente de Gestão da Rede de Média e Alta Complexidade (SUGMAC), Alderico Tavares, ressaltou que as medidas tomadas para o evitar o aumento no número de casos e óbitos por Covid-19 devem priorizar o setor educacional.

As deliberações da reunião serão apresentadas em nota técnica expedida posteriormente pelo Comitê.