Nesta terça-feira (22), os integrantes do Centro de Operações Emergenciais do Piauí (COE) reuniram-se de maneira ampliada com outras entidades do estado para tratar sobre o processo de vacinação da Covid-19 no Piauí. Na oportunidade, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí (Cosems-PI) apresentou a proposta de qualificação dos profissionais de Saúde por meio do Canal do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
Durante a reunião, foi apresentado pelo Governo do Estado o cronograma de chegada da vacina no Piauí, que está prevista para o dia 21 de janeiro de 2021. Segundo o governador Wellington Dias, a vacinação será feita de forma sincronizada em todo o país. “Ao mesmo tempo que tiver vacina no estado do Piauí, teremos vacina em todos os estados e também em todos os municípios do Piauí e do Brasil”, disse.
A vice-presidente do Cosems-PI e secretária Municipal de Saúde de Capitão Gervásio Oliveira, Leopoldina Cipriano, parabenizou a iniciativa do presidente do consórcio Nordeste para a vacinação no país. “Fiquei extremamente satisfeita, governador, e queria externar isso em público, 0 quanto me senti representada pelo senhor e pelo Florentino Neto. E destacar o quanto o senhor foi importante não só para o Piauí, mas para o Brasil nessa discussão e nesse alinhamento junto ao Governo Federal”, afirmou.
A gestora apresentou, ainda, a contribuição do Conasems na qualificação dos profissionais. “Nós inauguramos uma TV que vai ser responsável pela qualificação dos profissionais de Saúde, serão dois profissionais de cada município e a partir de janeiro nós vamos está disponibilizando e alinhando junto com a equipe da Sesapi como será feita essa qualificação”, evidenciou.
Ainda durante a reunião, o coordenador do COE, José Noronha, destacou a eficácia das vacinas em relação às variações do coronavírus. “Nós já tivemos outras variantes antes que infectavam mais e que aparentemente já foi estudado e visto que as vacinas são capazes de nos proteger delas e essa tudo indica que vai ser o caso”, disse.
O canal Conasems
O canal Conasems é uma iniciativa multiplataforma composta por uma TV via satélite, que tem como objetivo chegar em todas as Unidades Básicas de Saúde, independente de conexão à internet. A TV também tem a possibilidade de ser acessada via computador, tablet, telefone celular de forma on-line, streaming ou on demand. Segundo o diretor financeiro do Conasems, Hisham Hamida, a intenção é trabalhar com a capacitação por meio de vídeo aulas em um ambiente virtual de aprendizagem próprio do Conasems.
“Em princípio nós já temos três cursos: o primeiro de imunização para capacitar quase 100 mil profissionais das salas de vacina de todo país; o segundo é a formação de Curso Técnico de agente de combate às endemias e agente comunitário de saúde; e o outro tem um Curso Especialização de gestores municipais de Saúde” afirmou o diretor.
|
Piauí leva mais de 50 inscritos para o 11º Congresso Norte e Nordeste de Gestão Municipal do SUS em São Luís Data/Hora: 18/05/2026 14:51:09 |
|
XV Congresso do Cosems-PI reúne mil inscritos e destaca desafios e inovações para o SUS Data/Hora: 28/04/2026 10:31:33 |
|
11ª Mostra Piauí Aqui Tem SUS divulga a menção honrosa das experiências exitosas selecionadas para etapa nacional Data/Hora: 24/04/2026 17:35:10 |
|
Confira salas e ordem das apresentações orais na 11ª Mostra Piauí Aqui Tem SUS Data/Hora: 20/04/2026 16:57:00 |
|
Confira a lista de selecionados para a etapa de apresentações orais na 11ª Mostra Piauí Aqui Tem SUS Data/Hora: 15/04/2026 13:48:33 |
| Leia todas as notícias |
|---|