Nesta terça-feira (22), os integrantes do Centro de Operações Emergenciais do Piauí (COE) reuniram-se de maneira ampliada com outras entidades do estado para tratar sobre o processo de vacinação da Covid-19 no Piauí. Na oportunidade, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí (Cosems-PI) apresentou a proposta de qualificação dos profissionais de Saúde por meio do Canal do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
Durante a reunião, foi apresentado pelo Governo do Estado o cronograma de chegada da vacina no Piauí, que está prevista para o dia 21 de janeiro de 2021. Segundo o governador Wellington Dias, a vacinação será feita de forma sincronizada em todo o país. “Ao mesmo tempo que tiver vacina no estado do Piauí, teremos vacina em todos os estados e também em todos os municípios do Piauí e do Brasil”, disse.
A vice-presidente do Cosems-PI e secretária Municipal de Saúde de Capitão Gervásio Oliveira, Leopoldina Cipriano, parabenizou a iniciativa do presidente do consórcio Nordeste para a vacinação no país. “Fiquei extremamente satisfeita, governador, e queria externar isso em público, 0 quanto me senti representada pelo senhor e pelo Florentino Neto. E destacar o quanto o senhor foi importante não só para o Piauí, mas para o Brasil nessa discussão e nesse alinhamento junto ao Governo Federal”, afirmou.
A gestora apresentou, ainda, a contribuição do Conasems na qualificação dos profissionais. “Nós inauguramos uma TV que vai ser responsável pela qualificação dos profissionais de Saúde, serão dois profissionais de cada município e a partir de janeiro nós vamos está disponibilizando e alinhando junto com a equipe da Sesapi como será feita essa qualificação”, evidenciou.
Ainda durante a reunião, o coordenador do COE, José Noronha, destacou a eficácia das vacinas em relação às variações do coronavírus. “Nós já tivemos outras variantes antes que infectavam mais e que aparentemente já foi estudado e visto que as vacinas são capazes de nos proteger delas e essa tudo indica que vai ser o caso”, disse.
O canal Conasems
O canal Conasems é uma iniciativa multiplataforma composta por uma TV via satélite, que tem como objetivo chegar em todas as Unidades Básicas de Saúde, independente de conexão à internet. A TV também tem a possibilidade de ser acessada via computador, tablet, telefone celular de forma on-line, streaming ou on demand. Segundo o diretor financeiro do Conasems, Hisham Hamida, a intenção é trabalhar com a capacitação por meio de vídeo aulas em um ambiente virtual de aprendizagem próprio do Conasems.
“Em princípio nós já temos três cursos: o primeiro de imunização para capacitar quase 100 mil profissionais das salas de vacina de todo país; o segundo é a formação de Curso Técnico de agente de combate às endemias e agente comunitário de saúde; e o outro tem um Curso Especialização de gestores municipais de Saúde” afirmou o diretor.
Municípios do Piauí marcam presença na 1ª Oficina de Assistência Farmacêutica promovida pelo Cosems-PI, MPPI e Sesapi Data/Hora: 29/11/2023 10:59:52 |
Cosems-PI, Conasems, IPADS e SMS de Floriano/PI lançam o programa HubCRIE no município Data/Hora: 16/11/2023 09:44:09 |
Em solenidade, Cosems-PI reforça o compromisso das gestões municipais no combate ao câncer de boca Data/Hora: 10/11/2023 16:17:30 |
Estratégia Apoiador: Apoio do Cosems-PI mobiliza gestores em reuniões de CIR em outubro Data/Hora: 04/11/2023 18:19:27 |
Saúde digital no Piauí reúne Cosems-PI, MS e Sesapi em Teresina e Floriano Data/Hora: 28/10/2023 09:12:16 |
Leia todas as notícias |
---|