logo_cosemspi

Cocal recebe primeira Reunião Itinerante da CIR do território Planície Litorânea

  Data e Hora: 17/09/2022 11:10:57

Membros da Comissão Intergestores Regional (CIR) do território Planície Litorânea reuniram-se, nesta sexta-feira (16), na Câmara Municipal de Cocal, para realizar a primeira Reunião Itinerante da região de saúde. Dentre as pautas debatidas pelo colegiado, esteve a descentralização do Teste Rápido Molecular para Tuberculose (TRM-TB) para Parnaíba e Baciloscopia BK para municípios-sede.

De acordo com ofício da Rede de Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), o diagnóstico laboratorial de TRM-TB na cidade de Parnaíba deverá atender todo o território Planície Litorânea, enquanto tanto a Baciloscopia de diagnóstico como de acompanhamento dos casos de TB é de competência dos municípios, sendo pactuada a descentralização da BK para os municípios de Cocal, Luís Correia, Buriti dos Lopes e Parnaíba.

O documento informa ainda que o Lacen se disponibilizará a ajudar na logística, na estruturação e no apoio técnico laboratorial aos municípios para a implantação ou retomada dos exames, além de oferecer qualificações e quaisquer tipos de apoio necessário. As pautas ficaram para votação na próxima reunião, por falta de quórum.

Para o município de Cocal também foi discutida uma solicitação de credenciamento de três equipes de Saúde Bucal (eSB). A Apoiadora Técnica do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI), Thiene Lemos, finalizou o encontro realizando os informes gerais do Conselho. A reunião contou com a participação de gestores e técnicos em saúde dos municípios que fazem parte do território.

Outra pauta que esteve em destaque foi a escolha do representante do município para o Cosems-PI. Segundo a SMS de Murici dos Portelas, Ana Cristina, a votação seria importante para o território. “Tivemos uma explicação sobre a importância dessa escolha, porque dessa forma é possível fortalecer não só o município, como a região de saúde, levando várias contribuições”, explicou.