logo_cosemspi

CIR Vale do Sambito: Gestores tratam do encaminhamento das órteses e próteses auditivas para o Território

  Data e Hora: 05/04/2023 17:17:31

Os integrantes da Comissão Intergestores Regional (CIR) do Vale do Sambito estiveram reunidos, nesta segunda-feira (3), no município de Novo Oriente, para tratar dos indicadores do Programa Previne Brasil, plano de intervenção, instrumento de planejamento, saldos em conta e o encaminhamento das órteses e próteses auditivas para o Território. Durante o encontro, também foi definida a nova Diretoria da CIR para o ano de 2023.

Em relação ao encaminhamento de órteses e próteses auditivas, a presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí (Cosems-PI) e Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Oeiras, Auridene Moreira, salientou a importância da presença dos gestores para a definição do fluxo de acesso do material na região. “Estamos aqui para que possamos fazer uma definição do melhor fluxo e onde os pacientes devem ser encaminhados para que, assim, possam ter o melhor acesso a todo esse material de órteses e próteses auditivas no Território”, destaca.

Já a Secretária Municipal de Saúde (SMS) de Novo Oriente, Socorro Veloso, aponta a necessidade dos encaminhamentos de órteses e próteses serem realizados no Território do Vale do Sambito com o objetivo de facilitar o acesso dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) da região. “Nós temos um Hospital Regional e temos também em Picos um suporte para atender as demandas dos municípios do Vale do Sambito. São quatorze municípios que buscam essa assistência, então, é bem mais fácil do que se deslocar para Teresina”, frisa.

Para a pactuação da pauta, será realizada uma votação com todo o colegiado da CIR para definir a unidade na qual será realizado o encaminhamento de órteses e próteses direcionadas aos municípios do Vale do Sambito.