Nesta sexta-feira (19), o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí (Cosems-PI) realizou a reunião da Comissão Intergestores Regionais (CIR) do Território de Desenvolvimento Ente Rios. A atividade foi realizada presencialmente, no Auditório da Associação Piauiense de Municípios (APPM). Participaram a coordenadora da CIR e Secretária Municipal de Olho D’Água do Piauí, Dira Santos, a Presidente do Cosems-PI e SMS de Oeiras, Auridene Moreira, a Vice-presidente do Cosems-PI e SMS de Miguel Alves, Leopoldina Cipriano, assessores técnicos, representantes da APPM, secretários de saúde e perfeitos da região.
Os debates giraram em torno de saldo remanescentes de contas, indicadores de vacinação e estratégias de fortalecimento.

Na ocasião, a Presidente do Cosems-PI parabenizou a cada participante dos municípios piauienses que fazem avançar os serviços de saúde, principalmente frente à situação da Covid-19, e destacou a importância de manter as CIR em atuação. “Os avanços que estamos tendo, são mérito de toda equipe que existe dentro do nosso Estado. Ainda estamos vivenciando o desafio de uma pandemia, precisamos continuar juntos fortalecendo os espaços de discussão de cada região, e reconhecendo o potencial de cada gestor e técnico.”

Por sua vez, a Vice-presidente do Cosems-PI ressaltou que quase todas as discussões que a instituição leva para as reuniões deliberativas de Comissão Intergestores Bipartite (CIB), são frutos das reuniões em CIR. Para Cipriano, “é em CIR que conseguimos ouvir os Secretários de Saúde e levar as demandas e necessidades dos municípios para que, assim, possam chegar até lá os recursos, as resoluções, as campanhas sanitárias, e, principalmente, oferecer resolutividade às pessoas, melhorando a qualidade da Saúde ofertada nos territórios”, relatou.
Claudiane Pereira, SMS de Amarante, que participou da reunião, avaliou que as CIRs são importantes para o fortalecimento de cada município. “Sem dúvida, as CIRs são fundamentais para as redes municipais. É nelas que esclarecemos dúvidas, buscamos informações, e podemos pedir ajuda e encontrar soluções”, destacou.
|
Piauí leva mais de 50 inscritos para o 11º Congresso Norte e Nordeste de Gestão Municipal do SUS em São Luís Data/Hora: 18/05/2026 14:51:09 |
|
XV Congresso do Cosems-PI reúne mil inscritos e destaca desafios e inovações para o SUS Data/Hora: 28/04/2026 10:31:33 |
|
11ª Mostra Piauí Aqui Tem SUS divulga a menção honrosa das experiências exitosas selecionadas para etapa nacional Data/Hora: 24/04/2026 17:35:10 |
|
Confira salas e ordem das apresentações orais na 11ª Mostra Piauí Aqui Tem SUS Data/Hora: 20/04/2026 16:57:00 |
|
Confira a lista de selecionados para a etapa de apresentações orais na 11ª Mostra Piauí Aqui Tem SUS Data/Hora: 15/04/2026 13:48:33 |
| Leia todas as notícias |
|---|