logo_cosemspi

CIR: reunião do Território de Desenvolvimento Ente Rios debate a importância da articulação em CIRs

  Data e Hora: 23/11/2021 11:04:37

Nesta sexta-feira (19), o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí (Cosems-PI) realizou a reunião da Comissão Intergestores Regionais (CIR) do Território de Desenvolvimento Ente Rios. A atividade foi realizada presencialmente, no Auditório da Associação Piauiense de Municípios (APPM). Participaram a coordenadora da CIR e Secretária Municipal de Olho D’Água do Piauí, Dira Santos, a Presidente do Cosems-PI e SMS de Oeiras, Auridene Moreira, a Vice-presidente do Cosems-PI e SMS de Miguel Alves, Leopoldina Cipriano, assessores técnicos, representantes da APPM, secretários de saúde e perfeitos da região.

Os debates giraram em torno de saldo remanescentes de contas, indicadores de vacinação e estratégias de fortalecimento.

Presidente do Cosems-PI, Auridene Moura

Na ocasião, a Presidente do Cosems-PI parabenizou a cada participante dos municípios piauienses que fazem avançar os serviços de saúde, principalmente frente à situação da Covid-19, e destacou a importância de manter as CIR em atuação. “Os avanços que estamos tendo, são mérito de toda equipe que existe dentro do nosso Estado. Ainda estamos vivenciando o desafio de uma pandemia, precisamos continuar juntos fortalecendo os espaços de discussão de cada região, e reconhecendo o potencial de cada gestor e técnico.”

Vice-presidente do Cosems-PI, Leopoldina Cipriano

Por sua vez, a Vice-presidente do Cosems-PI ressaltou que quase todas as discussões que a instituição leva para as reuniões deliberativas de Comissão Intergestores Bipartite (CIB), são frutos das reuniões em CIR. Para Cipriano, “é em CIR que conseguimos ouvir os Secretários de Saúde e levar as demandas e necessidades dos municípios para que, assim, possam chegar até lá os recursos, as resoluções, as campanhas sanitárias, e, principalmente, oferecer resolutividade às pessoas, melhorando a qualidade da Saúde ofertada nos territórios”, relatou.

Claudiane Pereira, SMS de Amarante, que participou da reunião, avaliou que as CIRs são importantes para o fortalecimento de cada município. “Sem dúvida, as CIRs são fundamentais para as redes municipais. É nelas que esclarecemos dúvidas, buscamos informações, e podemos pedir ajuda e encontrar soluções”, destacou.