logo_cosemspi

CIR Planície Litorânea: reunião delibera sobre pautas importantes para o território

  Data e Hora: 08/08/2022 10:08:17

Na manhã desta sexta-feira (05), a Comissão Intergestores Regional (CIR) do território Planície Litorânea realizou sua reunião ordinária do mês de agosto, na cidade de Parnaíba. Na oportunidade, os secretários municipais deliberaram acerca de pautas e negociações importantes para a região de saúde.

Dentre os temas debatidos, estavam a habilitação de 20 leitos de retaguarda para o Hospital Estadual Joaquim Vieira de Brito, em Cocal; a inclusão do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) para o procedimento em saúde do trabalhador; a aprovação de Equipe de Atenção Domiciliar Tipo 2 do Programa Melhor em Casa, e apresentação sobre o fluxo de encaminhamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade (Unacon) do Hospital e Maternidade Marques Bastos, em Parnaíba.

Para a Apoiadora do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI), Thiene Lemos, a relevância do encontro é poder informar aos gestores sobre a atual situação do território. “Foi muito importante a conversa com a Unacon, que está ampliando o número de especialidades tratadas. É necessário essa comunicação com os municípios para que eles possam encaminhar seus pacientes e utilizar o serviço disponível na região mais próxima deles”, explicou.

A reunião contou, ainda, com espaço para a divulgação de informes pertinentes, como a situação de controle de zoonoses nos municípios, com atenção à leishmaniose; proposta de reunião itinerante; apresentação sobre a situação de alimentação dos Instrumentos de Gestão no Sistema DigiSUS e a eleição do representante regional do Cosems-PI.