logo_cosemspi

CIR: Gestores municipais de Saúde discutem pautas referentes à saúde pública na região Entre Rios

  Data e Hora: 27/07/2021 17:06:55

Nesta terça-feira (27), os integrantes da Comissão Intergestora Regional (CIR) da região Entre Rios reuniram-se, de forma virtual, para tratar sobre demandas referentes à Saúde Pública daquele território. Entre as pautas, a implantação do Programa de Hepatites Virais nas Unidades Dispensadoras de Medicamentos e a aprovação dos Projetos Técnicos de implantação da Equipe Multiprofissional Especializada em Saúde Mental.

Iniciando a reunião, a coordenadora da CIR e Secretária Municipal de Olho D’Água do Piauí, Dira Santos, deu boas-vindas aos presentes e parabenizou os gestores municipais de Saúde pelo avanço da vacinação na região. “Embora com a demanda ainda pequena de imunos, nós estamos conseguindo vacinar muito bem. No Entre Rios, praticamente 100% dos municípios já estão acima de 90%, mas não podemos esquecer de notificar”, disse.

Na oportunidade, foi apresentada pela Assistência Farmacêutica da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) a proposta de implantação do Programa de Hepatites Virais nas Unidades Dispensadoras de Medicamentos. “Para que os remédios possam chegar mais rápido aos pacientes, o intuito é descentralizar, ao invés de termos uma Unidade dispensadora, a gente vai passar a ter sete unidades, sendo duas em Teresina, que seriam a UDM do Natan Portela e a UDM do Lineu Araújo”, evidenciou Soane Morais, representante do órgão estadual.

Durante a reunião, foram apresentados, também, os Projetos Técnicos de implantação da Equipe Multiprofissional Especializada em Saúde Mental (AMENT) dos municípios de União, Altos, São Pedro do Piauí e Miguel Alves. Gisela Brito, técnica da Gerência de Atenção à Saúde Mental da Sesapi, ressaltou a importância das equipes solicitadas estarem vinculadas ao Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) de um hospital ou ambulatório.

Ainda na reunião, a Vice-presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI) e Secretária Municipal de Saúde de Miguel Alves, Leopoldina Cipriano, destacou as solicitações da entidade sobre a correção da quantidade de seringas enviadas para aplicação de vacina contra a Covid-19 e os valores a serem recebidos pelos municípios referentes ao cadastro das doses aplicadas no Sistema SI-PNI.

Outras pautas

O município de Miguel Alves deu ciência da solicitação da habilitação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e o município de Água Branca deu ciência da Implantação de 01 Equipe de Saúde da Família e 03 Agentes Comunitários de Saúde.